Fábrica de gelo desativada é identificada furtando energia elétrica no bairro Educandos - Fato Amazônico

Fábrica de gelo desativada é identificada furtando energia elétrica no bairro Educandos

Uma operação conjunta com a Polícia Civil, Instituto de Criminalística (Incrim), Grupo Força Especial de Repreensão a Assalto (Fera) e Eletrobras Amazonas Energia, identificou ontem, uma fábrica de gelo desativada que furtava energia elétrica. A antiga fábrica está localizada nas mediações da Praça do Amarelinho, em Educandos, Zona Sul de Manaus.

De acordo com as equipes da Distribuidora de energia elétrica, o local trata-se de uma base flutuante onde, atualmente, funciona como ponto de reparo de embarcações. A subestação encontrada no local possui uma potência de 75 KVA.

A Eletrobras Amazonas Energia estima um prejuízo de 59.844 kWh, o equivalente a mais R$ 19 mil. Esse volume de energia elétrica seria suficiente para abastecer, durante um mês, aproximadamente 300 residências com consumo mensal de 200 kWh.

A concessionária considerou a ação como inédita, dada as características da ligação irregular, uma vez que a subestação está localizada em base flutuante e com acesso somente pelo rio, fato que dificultou a caracterização do crime de furto de energia.

O responsável pelo estabelecimento foi notificado pela polícia e encaminhado a prestar esclarecimento no 2º Distrito Integrado de Polícia (2º DIP). A subestação clandestina teve seu fornecimento de energia suspenso.