No domingo (09/12), a partir das 16h, acontecerá a segunda edição da “Feirinha”, projeto que reúne arte, cultura e diversão para o público infantil. Mais uma vez o Largo de São Sebastião, no Centro Histórico de Manaus, será o palco para o evento que conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

A Feirinha é um projeto dos alunos do curso de Pós-graduação em Gestão e Produção Cultural da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e, nesta segunda edição, terá a participação da Central Pedagógica da SEC, com o  “É hora de brincar”, que tem como finalidade oportunizar situações e condições que estimulem o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da criança por intermédio da arte e suas expressões.

Na Feirinha, o “É hora de brincar” atenderá em dois ambientes: um para crianças de 0 a 3 anos e o outro para a faixa etária de 4 a 10 anos. “Teremos um roteiro de atividades para os diversos públicos infantis. Desde a criança mais agitada que quer correr ou aquela que prefere desenhar, ouvir uma história”, garante Ricardo Noronha, gerente da Central Pedagógica da SEC.

O projeto educativo “É hora de brincar” foi criado em outubro de 2018, com a proposta de resgatar as brincadeiras populares. “A ideia é que as famílias possam levar seus  filhos para os centros culturais e, além de fazer uma visita e conhecer um pouco sobre nossa história, eles possam desenvolver brincadeiras também”, comenta Ricardo. “A gente percebe que muitos pais deixaram de brincar com seus filhos, seja por falta de tempo ou por falta de espaço em casa. O projeto promove esse resgate”.

Programação – A segunda edição da Feirinha tem uma programação bem diversa, que contará com espetáculos teatrais, apresentações de dança e cantata dos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, oficinas, palestras e estações educativas como Árvore Literária, Circo, Bolha de Sabão, Quintal, Gastronomia, Movimento, Tabuleiro, Artes – Pintura e Intervenções artísticas.

Uma novidade será a Estação Doar, que receberá doações de fraldas, leite, brinquedos e roupas que serão distribuídas para crianças carentes. “É importante que desde cedo seja incentivada a cultura de doação nas crianças, a sensibilidade com o próximo e o consumo consciente”, comenta Camila Duarte, coordenadora geral da Feirinha.

A Feirinha é uma realização dos alunos finalistas do curso de Pós-graduação em Gestão e Produção Cultural da UEA e conta com o apoio da SEC, ManausCult, MVT Livraria, Criatê, Roda na Praça, Artrupe, e os blogs de Cultura Mapetite Manaus e Valoriza Sim.