Fim de semana terá a Seletiva Regional Para Compor a Seleção Brasileira de MMA Amador - Fato Amazônico

Fim de semana terá a Seletiva Regional Para Compor a Seleção Brasileira de MMA Amador

Pelo menos 128 atletas devem participar neste sábado e domingo, 18 e 19, da Seletiva Regional Para Compor a Seleção Brasileira de MMA Amador. O evento promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), em parceria com aComissão Atlética Brasileira (CAB),será realizado na Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia e Bombeiros Militares, localizada no Conjunto Beija-Flor, Cidade Nova (atrás da Distribuidora Portela), zona Norte, a partir das 8h nos dois dias, com previsão de término às 17h.

A seletiva regional contemplará oito categorias, sendo Mosca (56Kg), Galo (61Kg), Pena (66Kg), Leve (70Kg), Meio-Médio (77Kg), Médio (84Kg), Meio-Pesado (93Kg), Pesado (até 120Kg). Delas, os três primeiros colocados de cada uma se credenciam para ocupar as 24 vagas para a Seletiva Nacional, que acontece nos dias 19 e 20 abril deste ano, no Rio de Janeiro.

“A maioria dos que vão participar da seletiva é amazonense, diria que 90%. Os outros lutadores virão de Rondônia, Roraima, Porto Velho, Belém e Palmas. Logo, será uma competição muito bem disputada, com atletas extremamente fortes e que não querem perder a chance de passar para a Seletiva Final, que envolverá atletas de todas as regiões do Brasil, e de onde sairão apenas 16 deles para formar a Seleção Brasileira de MMA”, explicou o coordenador do evento, Aroldo Duarte.

Ainda segundo Aroldo, criada a seleção brasileira, a primeira missão do time canarinho será disputar a 1ª Copa do Mundo de MMA Amador, entre 30 de junho e 6 de julho deste ano, em Las Vegas (EUA). A equipe verde e amarelo terá Roberto "Gordo" Corrêa como treinador principal, Everaldo Penco como treinador de chão, Vander Valverde como treinador em pé e Antoine Jaoude como técnico de quedas e clinches.Ocampde treinamentos será realizado no Rio de Janeiro, noCentro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes(Cefan), e durará cerca de dois meses.

“A ideia desta seletiva é encontrar os novos talentos do esporte, lapidar da melhor forma possível e torná-los campeões. Quem tem o sonho de viver e ser reconhecido através da luta, esta é a hora”, comentou Aroldo, ao ressaltar que estarão presentes na seletiva de Manaus oito membros daComissão Atlética Brasileira, como o coordenador técnico Carlão Barreto, que éum dos primeiros atletas brasileiros de MMA e faixa preta de Jiu-Jítsu (4º grau) e Muay Thai (Kruang preto).

Processo de formação

O processo de formação para a Seleção Brasileira de MMA Amador iniciou há alguns meses. Antes mesmo dos lutadores se enfrentarem no octógono, eles tiveram que preencher os pré-requisitos exigidos pela Comissão Atlética Brasileira, através da análise de currículo. Após a avaliação minuciosa, a comissão regional do evento encaminhou as recomendações para a comissão técnica do Comitê de MMA Amador, que divulgou a lista de nomes para a disputa das seletivas regionais, que estão sendo realizadas desde novembro em cinco cidades ao redor do País: Florianópolis, Rio de Janeiro, Goiânia, Fortaleza e no próximo fim de semana em Manaus.