Fucapi promove palestra sobre Higiene Vocal no Dia Mundial da Voz - Fato Amazônico

Fucapi promove palestra sobre Higiene Vocal no Dia Mundial da Voz

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia alerta que de 5% a 8% da população tem alguma dificuldade vocal que pode prejudicar a comunicação. Nesse sentido, nesta quinta-feira,16/04, a Fucapi comemora o Dia Mundial da Voz realizando, gratuitamente, a palestra ‘Higiene Vocal’, das 19h às 20h, no auditório da Fucapi Incubadora de Tecnologia (FIT), localizado na portaria 2, na Av. Danilo Areosa, 381, Distrito Industrial.

A organizadora do evento, Francilene Brito, que é pedagoga do Núcleo de Apoio Pedagógico da Faculdade Fucapi, explicou que o objetivo é divulgar a importância da voz como instrumento de trabalho para a comunidade em geral. “A iniciativa é voltada para mostrar a importância dos cuidados com a voz, buscando a preservação da saúde vocal e o aparecimento de alterações e doenças”, disse.

A palestra será realizada pelos fonoaudiólogos Aulisângela Queiroz e Grijalba de Sousa.Filho“Há 16 anos, o Dia Mundial da Voz é celebrado nesta data, dedicado ao fenômeno de celebração da voz, tendo como objetivo demonstrar a enorme importância da voz em nossas vidas diárias, como ferramenta de comunicação e como instrumento de estudo de diversas ciências”, destacou Aulisângela Queiroz.

Durante a palestra irão ser abordadas temáticas como: fisiologia vocal, disfonia, patologias mais ocorrentes, higiene vocal, exercícios básicos de aquecimento/desaquecimento vocal e alongamento corporal e cervical.