A Fundação Doutor Thomas (FDT) está oferecendo 200 vagas para o curso de Cuidador de Idosos. Serão 100 vagas neste primeiro semestre e outras 100 no segundo. As inscrições começam nesta segunda-feira (17) e seguem até o dia 21, na própria sede da FDT. O candidato deve ter mais de 18 anos e Ensino Médio completo.

A realização do curso tem como base a crescente demanda da população de idosos no país. Pesquisas recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destacam que em 2050 a população de idosos no Brasil será de 63 milhões de pessoas. Em 1980 eram dez idosos para cada 100 jovens. Em 2050, serão 172 idosos para cada 100 jovens.

No ano passado, foram três turmas formadas na FDT, com cerca de 300 profissionais capacitados. Este ano serão duas turmas, devido aos ajustes na carga do curso, que antes era de 130 horas e a partir de agora passa a ser de 300 horas.

A diretora-presidente da FDT, Martha Cruz, explica que a mudança surgiu devido a preocupação de melhorar a qualidade técnica do curso. “É um curso que tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil. Com o aumento da população da terceira idade, estes profissionais estão cada vez mais requisitados. No entanto, para exercer a função é preciso se profissionalizar’’.

A gerente em exercício do Núcleo de Ensino e Pesquisa sobre Envelhecimento em Manaus (NEPEM), Valtimar Carneiro, lembrou que, segundo o Ministério da Saúde, existem hoje aproximadamente 3,8 milhões de idosos com algum grau de dependência no país. “Logo, tanto nos hospitais, quanto em clínicas, e até mesmo nos domicílios, as pessoas buscam por profissionais que tenham o curso, que sejam qualificados’’.

O curso tem a parceria da Fundação com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa),Escola de Serviço Público Municipal (ESPI) e Ministério Público.As inscrições começam na próxima segunda-feira (17) e seguem até o dia 21. O candidato deve ter mais de 18 anos e Ensino Médio completo. A entrega dos documentos deve ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na recepção da FDT, localizado no Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus. Os interessados devem apresentar RG, CPF, comprovante de conclusão de Ensino Médioe comprovante de residência. Todos os documentos devem ser originais. A taxa é de R$ 30.

Abertura

A abertura do curso será dia 17 de março, no auditório do Parque Municipal do Idoso (PMI). As aulas estão programadas para começarem no dia seguinte, no auditório da Escola de Serviço Público, na Avenida Professor Nilton Lins, nº3239 ,bloco D, complexo da Nilton Lins. Elas serão ministradas por profissionais da FDT, Semsa e outros órgãos. No conteúdo programático, estão Noções de primeiros-socorros, Nutrição, Higiene Pessoal, Prevenção de quedas e acidentes domésticos, além de instruções de acompanhamento nas visitas médicas e demais atividades que compõem o universo do idoso.

Após receberem os certificados, os contatos dos alunos são incluídos no banco de dados da FDT.