Fundo de Promoção Social beneficia população de Manicoré com ações de qualificação profissional - Fato Amazônico




Fundo de Promoção Social beneficia população de Manicoré com ações de qualificação profissional

O apoio do Fundo de Promoção Social (FPS) do Governo do Amazonas para o Centro Juvenil Salesiano do município de Manicoré (a 390 quilômetros de Manaus) está proporcionando boas perspectivas de futuro e melhorias na renda familiar para os beneficiados que participam dos cursos profissionalizantes da instituição. Após receber, em novembro do ano passado, os materiais para estruturar os projetos de qualificação profissional, a instituição passou a ser um dos principais centros de formação para a população local que tem conseguido melhorias de vida.

Este é o caso da ex-aluna Raimunda Sales, 45, que tornou-se uma microempresária. Após concluir o curso de corte e costura, Raimunda decidiu abrir a sua loja de confecções na cidade. Ela conta que o aperfeiçoamento lhe capacitou para investir nas produções de roupas femininas. “Foi gratificante fazer o curso porque consegui montar minha lojinha e me qualificar para fazer vestidos e saias que eu queria muito aprender. Busquei minha independência financeira através dessa oportunidade e sempre incentivo as outras pessoas a buscarem também porque onde moramos é necessário trabalhar no que aprendemos”, disse.

A instrutora do curso de corte e costura, Gilda Tavares, 44, comenta que a procura por essa e outras capacitações aumentaram entre todas as faixas etárias da população. “O que mais vejo são jovens fazendo cursos para ajudar as famílias, como no caso de corte e costura que facilita as filhas ajudar as mães a fazer uma costura e outros serviços que garantem uma renda”, enfatizou.

Novo apoio – Em agosto deste ano, o Centro Juvenil Salesiano teve mais um projeto aprovado pelo Fundo de Promoção Social para a implantação do curso de cabeleireiro, manicure e pedicure. O novo convênio é no valor R$ 32,2 mil e vai beneficiar, inicialmente, mais de 100 pessoas com essa nova oferta de qualificação profissional.

“As pessoas precisam de oportunidades para que elas possam melhorar de vida. E é muito bom quando sabemos desses resultados de crescimento porque é fruto também da parceria com instituições sérias e comprometidas com o bem estar da população”, ressaltou a presidente do FPS e primeira-dama, Nejmi Jomaa Aziz.

Qualificação – O trabalho da instituição conta com o apoio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e atende atualmente cerca de 400 pessoas nas mais diversas áreas profissionais. A estudante Janaína da Silva, 16, é uma das alunas que vai concluir, nesse mês de dezembro, o curso de informática. Nos planos está a conquista do primeiro emprego. “É muito importante hoje ter informática para conseguir um bom emprego e eu acredito que, com esse curso, irei ter boas chances de trabalhar ou conseguir um estágio”, disse.