O centro do furacão Willa, de categoria 3 na escala Saffir-Simpson, está localizado nesta quarta-feira (24/10), em território mexicano após atingir a cidade de Escuinapa e apresenta um aumento na sua velocidade de deslocamento, informou o Sistema Meteorológico Nacional (SMN).

Willa está na parte sul do estado de Durango, a 90 quilômetros de Mazatlan, se move a 28 km/h para o nordeste e nas próximas horas alcançará os estados de Coahuila e Zacatecas.

O SMN apontou que Willa provoca chuvas torrenciais dentre 150 e 250 milímetros em Sinaloa, Nayarit e Jalisco e Durango e chuvas intensas de 75 a 150 milímetros em Zacatecas.

Milhares de moradores de Sinaloa, Nayarit e Jalisco deixaram suas casas horas antes da chegada de Willa e foram para abrigos instalados pelas autoridades e sob o atendimento das Forças Armadas mexicanas e a Polícia Federal Até o momento, as autoridades mexicanas não informaram se a passagem deste furacão causou danos, mas estão em alerta um efetivo de 45 mil agentes, entre soldados, marinheiros, médicos e enfermeiras. (EFE)