Gabinete Itinerante da Seduc atende demandas no interior do Estado - Fato Amazônico


Gabinete Itinerante da Seduc atende demandas no interior do Estado

Visando estar mais perto da comunidade escolar, o secretário de Educação, professor Lourenço Braga, criou o Gabinete Itinerante. O projeto consiste de um grupo de técnicos da Secretaria de Educação, coordenado pelo próprio titular da pasta, que viaja ao interior do Estado em visitas técnicas para saber, in loco, das necessidades das escolas.

O gabinete começou pela Região Metropolitana de Manaus (RMM), sendo Manacapuru, Novo Airão, Iranduba e Rio Preto da Eva os primeiros municípios a receberem as visitas. Nas cidades, o grupo realizou reuniões com todo o corpo gestor das escolas estaduais e também com professores da rede no interior do Estado.

“Saímos da sede para estarmos perto dos professores, dos gestores, dos técnicos administrativos e das merendeiras, que são as pessoas que fazem educação no Estado. Nós somos gestores da Educação, mas quem realiza educação são os profissionais na ponta”, ressaltou o secretário Lourenço Braga.

Demandas resolvidas – Nas conversas com os profissionais do interior, o secretário percebeu que muitas demandas, simples inclusive, estavam paralisadas de gestões anteriores e determinou imediatas providências para o atendimento. Pedidos como a troca de aparelhos de ar-condicionado, bebedouros, substituição de telas de proteção contra pombos nos telhados e a reposição de utensílios de cozinha e carteiras escolares foram atendidas de imediato.

“Vamos resolver todas as demandas e arrumar as pendências nas nossas escolas”, destacou o titular da Seduc. Lourenço Braga também determinou intervenções mais demoradas, como as estruturais em algumas das escolas visitadas, pois percebeu a necessidade para o bem-estar dos alunos e corpo docente e técnico. A reforma e a construção de quadras foram determinadas pelo secretário nas escolas de Rio Preto da Eva para uma prática adequada de Educação Física.

Em Iranduba o trabalho será um pouco mais demorado, pois envolve reformas e pequenos reparos nas unidades educacionais da cidade, bem como nas escolas de Novo Airão e Manacapuru.

Novo roteiro – Nesta quinta-feira, o secretário e o Gabinete Itinerante seguem para mais dois municípios da Região Metropolitana de Manaus. Desta vez, o roteiro será em Itapiranga e Silves. A ideia do titular da Seduc é visitar todos os municípios do Estado. “Vamos a cada canto do Amazonas ouvir e verificar as reais necessidades”, explicou.