Gestores da saúde reúnem com comunidade na Vila Marinho - Fato Amazônico

Gestores da saúde reúnem com comunidade na Vila Marinho

Representantes de moradores da Vila Marinho, do bairro da Compensa 3, Zona Oeste, participaram de uma reunião ontem (17), com gestores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para apresentar as principais demandas na área da saúde. As reuniões fazem parte das ações da Semsa para garantir o melhor diálogo com os comunitários, ouvindo as reivindicações, aspectos positivos e sugestões para que os serviços de saúde possam atender de forma adequada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O contato mais próximo com a comunidade é uma estratégia para que a gestão possa perceber, na prática, questões que por vezes não ficam claras nos relatórios. A Vila Marinho, por exemplo, tem uma boa cobertura assistencial, mas já detectamos, pela fala dos representantes da comunidade, que é preciso melhorar o acolhimento dos usuários, e essa é uma questão que pode ser resolvida”, disse o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

A Vila Marinho tem uma população de nove mil moradores e a comunidade é atendida pela UBSF – O 18, e os moradores também são referenciados para atendimento na Policlínica Djalma Batista e na UBS Leonor de Freitas, ambas localizadas na Compensa. “A Semsa também tem um projeto para a construção de uma UBS que possa comporta quatro equipes da Estratégia Saúde da Família, ampliando a cobertura de atendimento no bairro da Compensa”, destacou o secretário.

Os participantes da reunião também solicitaram um espaço na área próxima à UBSF – Oeste 18 para a construção da sede da Associação de Moradores da Vila Marinho. “O terreno foi doado pela comunidade para a construção da UBS em área de 130 metros quadrados. Como ainda há um espaço para a construção da sede, já solicitamos que ele seja cedido para esta destinação”, explicou o morador Raimundo Nonato de Freitas Soares, conselheiro local de saúde.

A reunião aconteceu no Centro Comunitário Padre Albano, na igreja São Vicente de Paulo, e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, da diretora do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste), Altemira Lima, da diretora do Departamento de Atenção Primária, Kássia Veras, e de representantes do Conselho Local de Saúde da Policlínica Djalma Batista e da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) – Oeste 18.