Gestores Municipais de Defesa Civil do Amazonas recebem instruções técnicas da Nacional, para atuação em desastres - Fato Amazônico

Gestores Municipais de Defesa Civil do Amazonas recebem instruções técnicas da Nacional, para atuação em desastres

Os Gestores Municipais de Defesa Civil do Amazonas receberam ontem (19), como parte da “Oficina de Capacitação em Proteção e Defesa Civil”, instruções técnicas da Nacional, para a atuação em resposta aos desastres naturais no Amazonas.

 “A participação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, é justamente para criar uma linguagem única de políticas de Defesa Civil e assim diminuir o tempo-resposta de atendimento a população, durante um desastre”, ressaltou o Secretário da Defesa Civil AM, coronel Fernando Pires Júnior.

O Diretor de Operações da Secretaria Nacional, Armin Braun, abordou temas  como: Decretos Municipal e Estadual de Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública; Reconhecimento Federal; Liberação de Recursos para o atendimento a população afetada e Prestação de Contas.

 Na ocasião, o Diretor enfatizou a iniciativa da Defesa Civil do Estado em realizar a Oficina de Capacitação, no intuito de preparar os municípios para possíveis desastres em 2018.

“Trabalhar a prevenção é nossa meta. Se o município estiver preparado para o desastre, é possível minimizar o impacto social da população”, disse.

Oficina- Cinquenta coordenadores de Defesa Civil de todo o Estado do Amazonas, que fazem parte das calhas do Baixo e Médio Amazonas, Médio e Alto Solimões, Negro, Purus e Madeira, participam da Oficina que será encerrada nesta sexta-feira, 20.