Governo Federal em parceria com prefeitura de Maués lançam Plano Municipal de Inclusão Produtiva - Fato Amazônico

Governo Federal em parceria com prefeitura de Maués lançam Plano Municipal de Inclusão Produtiva

Maués – Representantes do Governo Federal lançaram em parceria com o prefeito de Maués, Pe. Carlos Góes (PT) na noite desta segunda-feira (30) o Plano Municipal de Inclusão Produtiva, do município. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, que estaria no evento foi representado pelo secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Humberto Oliveira e Secretário Extraordinário de Regularização Fundiária, Sérgio Lopes, em decorrência de problemas de saúde durante a posse da Presidente do Incra, em Brasília.

Mas, mesmo sem o ministro a festa foi completa, a cidade parou para ir ao aeroporto recepcionar o prefeito e os representantes do Ministério vieram à superintendente de Regularização Fundiária da Amazônia Legal, Shirley Abreu; a deputada estadual Alessandra Campelo (PC do B); ex-deputado federal Francisco Praciano (PT) e o delegado federal do desenvolvimento agrário no Amazonas, Arivan Reis.

O lançamento do Plano aconteceu no bairro Senador José Esteves, seguido da inauguração do Complexo de Agroindústria do Guaraná e entrega de lanchas, caçamba e equipamentos agrícolas a produtores rurais. O prefeito classificou o plano como “um mecanismo que permite dar autonomia à produção não só na cidade, mas sobretudo ao homem do campo em todos os aspectos, melhorando sua qualidade de vida e consequentemente fazendo girar a economia do município”.

Para Sérgio Lopes, assim como no governo federal, o município acerta em valorizar a produção rural, dando vez e voz ao agricultor, através de vários programas que beneficiam centenas de famílias do município, como o Programa Nacional de Agricultura Familiar, que em Maués este ano, dispõe de R$ 800 mil destinados à compra de alimentos utilizados na merenda escolar, com aumento de mais de 100% em relação ao ano passado.

Nesta terça-feira a comitiva segue para a comunidade Santo Antonio do Pucu, na região do rio Apocuitaua, onde será inaugurada a Escola Jacinto Soares dos Santos, bem como as oito escolas construídas, reformadas e ampliadas na zona rural. Haverá também a entrega de bibliotecas rurais (projeto Arca das Letras) e mudas de guaraná. Será anunciado também a construção de 2 quadras cobertas para a comunidade Liberdade e Bom Jesus.