Homero de Miranda Leão assume a Secretaria Municipal de Saúde - Fato Amazônico

Homero de Miranda Leão assume a Secretaria Municipal de Saúde

O médico Homero de Miranda Leão assumiu, ontem o cargo de secretário municipal de Saúde, em substituição ao dentista e sanitarista Evandro Melo, que deixa a pasta para ir para a Secretaria de Governo, ao lado de seu irmão o governador José Melo. A cerimônia de transmissão de cargo foi no auditório Deodato de Miranda Leão, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Durante a cerimônia, Homero de Miranda Leão destacou a importância da continuidade das estratégias já estabelecidas pelo prefeito Arthur Virgílio Neto no que se refere à ampliação e qualificação da Atenção Primária à Saúde, trabalho executado por meio da Rede Saúde Manauara.

“Vamos continuar o trabalho determinado pelo prefeito Arthur Neto, de acordo com o que está previsto, planejado e orçado. O objetivo é fortalecer e valorizar a Atenção Primária à Saúde, o que é essencial para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para que se ofereça o melhor serviço possível à população”, ressaltou Homero de Miranda Leão.

O novo secretário lembrou que a Atenção Primária à Saúde, pela qual se realiza o primeiro atendimento à população, tem capacidade para resolver cerca de 80% das necessidades e problemas de saúde. Com isso, segundo Homero de Miranda Leão, será possível expandir a cobertura de atendimento em saúde para 100% da população que depende exclusivamente do SUS em Manaus. “O Plano Municipal de Saúde já está aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. Agora, vamos seguir com as metas estabelecidas, de acordo com a Rede Saúde Manauara, focando também na valorização dos servidores da Semsa, já que todos são essenciais no trabalho que será executado nos próximos anos”.

Para o ex-secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, os primeiros 15 meses de gestão do prefeito Arthur Neto na área da saúde tiveram como destaque o fortalecimento da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus, além da implementação e qualificação de serviços, incluindo a implantação do horário ampliado em dez unidades de saúde, a ampliação dos serviços oferecidos pelas Unidades Móveis de Saúde, a ampliação de seis para 30 Farmácias Gratuitas, a qualificação do programa Leite do Meu Filho e o fortalecimento das ações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). “Muitas vitórias foram conquistadas nesses primeiros meses do atual governo municipal, que já se ampliou de 28% para 50% a cobertura de atendimento da população. E o crédito desse avanço é da equipe de profissionais da Semsa e do apoio do prefeito Arthur Neto, que pretende continuar o trabalho iniciado em 2013”, afirmou Melo.

A meta da Semsa é atingir uma cobertura de 70% da população em um período total de quatro anos, considerando que 30% da população de Manaus tem plano de saúde. Para atingir essa meta, a prefeitura pretende reformar 45 unidades de saúde, com adequação estrutural ao novo modelo de atendimento.

Também serão ampliadas 28 unidades de saúde, sendo 18 na área rural, e construídas 40 novas unidades básicas.