Idosos recebem orientação de prevenção contra o Câncer de Boca - Fato Amazônico

Idosos recebem orientação de prevenção contra o Câncer de Boca

Na manhã de ontem, quarta-feira (19), os idosos matriculados nas atividades do Parque Municipal do Idoso (PMI) em parceria com a empresa Dentista em Casa,participaram de uma palestra sobre a prevenção do Câncer Bucal. Os participantes receberam orientações sobre higiene, cuidado com os lábios, boca e dente, e fizeram também todos os exames necessários.

De acordo com a dentista e coordenadora da Dentista em Casa, Denise Machado, o câncer pode se manifestar de diversas maneiras, e os cuidados na terceira idade devem ser maiores. ’’Na terceira idade, os cuidados com a saúde da boca é essencial, pois são várias as maneiras de o câncer se manifestar, as mais comuns são cáries de raiz, xerostomia (boca seca), lesões em tecidos moles da boca, erosão dentária e halitose (mau hálito). E hoje, nesta ação de saúde no PMI, orientamos os idosos sobre os principais cuidados que eles devem ter, principalmente os que usam prótese”, disse.

Denise destaca também que os principais fatores que podem levar o câncer bucal é o fumo e o consumo de bebida alcoólicas em excesso. “Quando o fumo e o álcool são associados, o risco de desenvolver a doença são bem maiores, mas se diagnosticado no início e tratado de maneira adequada, o câncer pode ser curado.’’

Segundo informações do INCA (Instituto Nacional de Câncer), a incidência de câncer de boca ocupa o quinto lugar entre o sexo masculino e o nono entre o sexo feminino.Frequentador assíduo do PMI, Luiz Ferreira, de 72 anos, fez todos os exames necessários e explica que gostou muito da palestra. “Gostei muito do que a dentista falou sobre o câncer bucal e as dicas que ela deu também foram muito importantes. Por isso, fiz logo os exames aqui, porque é muito melhor fazer exames de prevenção do que cuidar da doença’’.

A diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho Cruz, agradeceu a parceria da empresa Dentista em Casa e pediu o engajamento da sociedade em novas ações. “A fundação sempre está em busca de novas parcerias, para que não seja utilizado apenas o erário público na promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos nossos idosos. Contamos com o apoio da sociedade e agradecemos à Dentista em Casa pela iniciativa”