III etapa do Campeonato Amazonense de Triathlon vai revelar o grande campeão da temporada - Fato Amazônico

III etapa do Campeonato Amazonense de Triathlon vai revelar o grande campeão da temporada

Um total de 150 atletas vai enfrentar neste sábado, dia 14, a terceira e última etapa do Campeonato Amazonense de Triathlon, com largada às 7h30, na Ponta Negra. O evento, que é uma realização da Federação de Triathlon do Amazonas (Fetriam), com apoio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), terá o percurso de 750 metros de natação, 20 km de ciclismo 5 km de corrida.

“Esta etapa será tudo ou nada e vai fechar com chave de ouro a temporada da Federação. Este foi um ano excelente para o triathlon amazonense, de muitas conquistas, e essencial para que 2014 venha cheio de novidades”, comentou o presidente da Fetriam, Antonio Neto, ao ressaltar o número de inscritos para a decisão do Estadual.

“Nossa inscrição acabou rapidamente, em torno de um mês e isso nos surpreendeu. Além disso, o número de amazonenses reunidos num Estadual bateu o recorde, pois geralmente só chegamos a 150 quando tem atletas de outros estados participando”, afirmou Neto, ao explicar que o evento contará 100 pontos para o ranking estadual e será disputado na categoria Elite e a partir de 16 anos, divididos em idade de cinco em cinco anos, nos naipes masculino e feminino.

O Congresso Técnico do Amazonense acontece sexta-feira, dia 13, na Faculdade La Salle (Dom Pedro), às 18h. Antes, das 14h às 17h, no mesmo local, será feita a entrega dos kits.

Liderando a prova

Para oCampeonatoAmazonense de Triathlon, dois nomes são favoritos ao título da Elite Feminino e Masculino: Jéssica Santos, que lidera com 200 pontos e Vanderlandes Santos Cruz, com 185.Aqueles que conseguirem levar o primeiro lugar na principal embolsam R$ 5 mil (R$ 2.500 para cada naipe).

“Estou na frente, liderando o ranking, mas é uma prova imprevisível. Vou me esforçar e tentar chegar em primeiro lugar, como nas outras etapas. Semana passada participei de uma prova de Sprint, em São Paulo, e por ser bem semelhante a esta etapa do Amazonense, foi algo que serviu como mais uma preparação e complementou os treinos que estou fazendo há um mês”, comentou Jéssica, ao falar sobre sua principal adversária na prova, Ylse Yuri Sasai, que é a segunda do ranking com 160 pontos.

“A atleta no segundo lugar do ranking está na minha cola. Mas, desde 2007 quando comecei a disputar o Amazonense, sempre levo o primeiro lugar e este ano não pretendo fazer diferente. Vai ser uma prova bem disputada, o percurso e o calor daqui exigem muito, mas vou levar esse título para casa”, afirmou Santos.

Ranking

Confira os líderes do ranking amazonense que disputarão o Estadual no sábado:

*Elite Masculino

1º – Vanderlandes Santos –

2º- Dalton Cabral – 155 pontos

3º- Leandro Cabral – 150

*Elite Feminino

1º – Jéssica Natalia Santos – 200

2 – Ylse Yuri Sasai – 160

3º- Valéria Gomes – 145