Inaugurada três das 30 farmácias gratuitas em Manaus - Fato Amazônico




Inaugurada três das 30 farmácias gratuitas em Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ampliou de cinco para 30 o número de Farmácias Gratuitas. O prefeito Arthur Virgílio Neto esteve presente, no fim da tarde desta segunda-feira (30), em três das 30 farmácias entregues.

O prefeito, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, visitou a Unidade de Saúde Ambulatorial Alfredo Campos (Alameda Cosme Ferreira, Zumbi); a Unidade Básica de Saúde José Amazonas Palhano (Rua Antônio Matias, São José I); e a Unidade Básica de Saúde Leonor Brilhante, na avenida Autaz Mirim, bairro Tancredo Neves, onde já estão funcionando as farmácias gratuitas.

O prefeito conferiu que o atendimento está sendo rápido e eficiente. “As pessoas já estão sendo atendidas, não estamos atrasando por causa de inauguração. São 130 remédios, antes eram 96; 30 farmácias populares, antes eram apenas cinco; temos farmacêuticos em todas elas e fora tudo aquilo que uma UBS tem que ter. Estamos procurando fazer o melhor possível para atender bem a população”, disse o prefeito.

Segundo Evandro Melo, os medicamentos foram ampliados para atender, principalmente, à demanda de pacientes diabéticos e hipertensos que chega a 40% do total. “O importante é evitar que os problemas desses pacientes, que precisam tomar remédio todos os dias, se compliquem. Aqui eles receberão os medicamentos que precisam e sem descontinuidade, porque montamos uma logística de abastecimento das farmácias a cada duas semanas” informou.