Incentivo a bandas e fanfarras de Manaus é tema de Audiência Pública na CMM - Fato Amazônico

Incentivo a bandas e fanfarras de Manaus é tema de Audiência Pública na CMM

Em comemoração à Semana Cultural das Bandas e Fanfarras, que se estende até o próximo sábado (30), instituída pela Lei Municipal nº 1472, de 30 de junho de 2010, de autoria do vereador Elias Emanuel (PSB), o parlamentar realiza uma Audiência Pública com representantes de bandas e fanfarras e autoridades municipais para discutir ações e o orçamento para a área referente ao exercício financeiro de 2014.

A reunião acontece nesta quinta-feira (28) às 14h, no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), e deve reunir os secretários municipais de Educação, Pauderney Avelino; de Esporte e Juventude, Fabrício Lima; e o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura e Artes (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, além dos presidentes da Federação de Bandas e Fanfarras (Fambaf), Ivanildo Ribeiro e da Cooperativa de Instrutores de Bandas e Fanfarras do Estado do Amazonas (Cifarbam), Wellington Brito. Atualmente, estão registradas no Estado 50 bandas e fanfarras.

Um dos pontos da audiência é para discutir a proposta de Elias aprovada na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2014, em que ele pede a implantação de bandas e fanfarras em todas as escolas da rede pública municipal de forma a incentivar as crianças, adolescentes e jovens no aprimoramento artístico musical.

Transformada em ação pela Manauscult e inserida na Lei Orçamentária Anual (LOA) do Município para 2014, a proposta deverá receber investimentos de R$ 50 mil, conforme previsto no projeto orçamentário do Município que está tramitando na Câmara.

O desejo das entidades envolvidas com bandas e fanfarras em Manaus é discutir um aumento deste orçamento para ser aplicado no setor no próximo ano.