Inclusão e acessibilidade farão parte do espetáculo de Natal - Fato Amazônico


Inclusão e acessibilidade farão parte do espetáculo de Natal

A inclusão de pessoas com deficiência e a acessibilidade farão parte do espetáculo “Ceci e a Estrela, o Natal na Floresta”, que estreia neste domingo (17/12), no palco do Teatro Amazonas. O musical, que é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), terá os serviços de audiodescrição para pessoas com deficiência visual, interpretação para Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas e ainda legenda.

Com o intuito de integrar o público que pretende acompanhar o espetáculo, a ação é realizada pela equipe da Assessoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência, da SEC. De acordo com Mila Marques, representante do setor, as atividades proporcionam conforto e acessibilidade às pessoas com deficiência.

“Esses serviços servem como facilitadores para que todo mundo tenha acesso à cultura, afinal, o nosso objetivo principal é proporcionar a cultura para todos”, ressalta Mila.

Durante a apresentação, as falas de personagens serão legendadas em uma tela grande localizada acima do palco, para que as pessoas surdas possam ter acesso fácil ao conteúdo do musical.

O espetáculo também contará com dois intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que farão a tradução do espetáculo em tempo real transmitida em uma tela localizada acima do palco, serviço este que já é comum em eventos promovidos pela SEC; a acessibilidade conta ainda com 30 rádios com fones de ouvido para a transmissão ao vivo de audiodescrição do espetáculo para pessoas com deficiência visual.

Para facilitar o acesso de pessoas usuárias de cadeira de rodas ou com mobilidade reduzida, o Teatro Amazonas possui espaços adaptados com rampas de acesso nas portas de entrada e seis frisas reservadas à pessoas com deficiência, sendo elas as de número 01, 03, 04, 05, 06 e 07, 08.