Índios tem aula prática sobre as técnicas de produção e manutenção de mudas - Fato Amazônico

Índios tem aula prática sobre as técnicas de produção e manutenção de mudas

Um grupo de estudantes indígenas da etnia Mura, alunos do curso técnico de Agroecologia e Agricultura Orgânica do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), do município de Autazes, foi recebido na manhã da última sexta-feira (18) na sede do Viveiro Municipal, da Prefeitura de Manaus, na sede do Ifam, para uma aula prática sobre as técnicas de produção e manutenção de mudas. As aulas práticas, com visitas guiadas de alunos às dependências do viveiro, são parte do convênio mantido entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e o instituto.

O grupo foi recebido pela secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, que deu as boas-vindas aos visitantes e elogiou a disposição dos alunos em aprender e utilizar as técnicas de produção de mudas nas suas aldeias de origem. Os indígenas foram acompanhados pela gerente de Produção de Mudas, da Semmas, Conceição Vargas.

Segundo Conceição, os estudantes puderam observar todo o processo que caracteriza o sistema de produção de mudas, desde a preparação do substrato, ensacamento, transporte para os canteiros, compostagem, além do trabalho administrativo de recebimento das mudas por compensação ambiental, doações e manutenção. No total, 23 alunos participaram da excursão. “A turma é bem interessada, gostou muito da experiência e procuramos passar para eles técnicas que podem ser adaptadas para a realidade da aldeia, como uso de materiais alternativos para a confecção de composteira, sombrite e os canteiros”, afirmou Conceição Vargas.

Estélio Matias Pereira, 37, é aluno do curso e ficou satisfeito com o intercâmbio. Segundo ele, a intenção dos alunos é se profissionalizar e aplicar o que aprenderam no trabalho de reflorestamento de áreas degradadas por conta da atividade pecuária desenvolvida na região das aldeias pelas gerações passadas. A etnia Mura possui 26 aldeias no município de Autazes, com uma população estimada em 12 mil indígenas.