Iniciam, na quarta-feira, (13/02), as inscrições para a capacitação da Prefeitura de Manaus em Educação Física Adaptada, com a participação de professores que o compõem o quadro de formação do Comitê Paralímpico Brasileiro. Ao todo, serão 160 vagas, sendo 40 para cada modalidade.

Os interessados poderão se inscrever gratuitamente até o dia 1° de março, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, na sala da coordenação do Programa de Atividades Motoras Jaavas, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), localizada no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.

A formação acontecerá de 7 a 9 de março. Os interessados poderão se inscrever em uma das quatro modalidades, que são: Atletismo, Golbol, Futebol de 5 e Voleibol Sentado, sendo 40 vagas para cada. Durante o curso, além do conteúdo, será trabalhada a classificação funcional de cada modalidade.

“O objetivo fundamental é tornar a atividade física e esportiva cada vez mais acessível às pessoas com deficiência, sobretudo a partir da qualificação dos profissionais que atuam de maneira direta ou indireta junto a estas áreas”, explicou a coordenadora do Jaavas, Shirley Rosa.

No primeiro dia de capacitação, a professora Mestre em Educação Física, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Tatiana Jacusiel Miranda, fará a palestra de abertura do evento, ressaltando a importância do esporte adaptado, a classificação funcional, e abordando os trabalhos e parcerias que o comitê faz para capacitar os profissionais em todo o Brasil.

Nos dias 8 e 9, serão as aulas práticas das modalidades escolhidas, que acontecerão de forma simultânea, na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), no Minicampus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A carga horária será de 30 horas, para cada modalidade, com as atividades das 8h às 12h e das 13h às 17h.