Inscrições para o Bolsa Universidade continuam até 07 de novembro - Fato Amazônico

Inscrições para o Bolsa Universidade continuam até 07 de novembro

O acesso ao portal de inscrições do Programa Bolsa Universidade (PBU), da Prefeitura de Manaus, encontra-se em total funcionamento, após período de instabilidade gerado pela alta procura do programa. Os interessados têm até o dia 7 de novembro para se inscrever no portalespi.manaus.am.gov.br.

Logo após a abertura das inscrições, na sexta-feira (20/10), os servidores do portal registraram uma sobrecarga devido ao número de acessos, que chegou a 25 mil simultaneamente. “Sabemos que o Bolsa Universidade tem uma grande procura e nos preparamos para atender o público da melhor forma possível. Mesmo assim, a demanda ficou realmente acima do que o sistema poderia suportar, mas conseguimos solucionar a situação e as inscrições podem continuam a ser realizadas normalmente”, explica o responsável pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Diego Michiles.

A diretora geral da Espi, Stela Cyrino, reforça que o episódio ocorrido  não interferiu nas chances de quem deseja participar do programa. “Não há limite de número de inscritos, qualquer pessoa que preencha os requisitos pode participar e as inscrições vão até o dia 7 de novembro. A seleção não é por ordem de inscrição, mas pela avaliação dos critérios socioeconômicos do candidato”, ressalta.

Mais vagas

Projetando alta demanda para o processo seletivo do Programa Bolsa Universidade 2018, a Espi anunciou, um acréscimo de 1.684 bolsas à seleção para o próximo ano letivo, visando oferecer ainda mais oportunidades de graduação.

“Corremos contra o tempo com as instituições parceiras do Programa e conseguimos lançar o edital com 16.184 bolsas, ou seja, com mais 1.600 vagas a mais do que as 14.500 anunciadas anteriormente”, informa Cyrino.

As bolsas, voltadas para o ano letivo de 2018, são de 50%, 75% e 100% nas seguintes instituições: Martha Falcão, La Salle, Nilton Lins, Marterdei, Fucapi, Fametro, IAES, Dom Bosco, Boas Novas, Ciesa, Uninorte, Esbam e Maurício de Nassau.

O edital com todos os detalhes do programa foi publicado na edição de 19/10 do Diário Oficial do Município (DOM) e também está disponível no Portal Espi, no link http://portalespi.manaus.am.gov.br/bolsauniversidade/wp-content/uploads/sites/2/2017/10/EDITAL-PBU-PS-2018.pdf

Podem participar do programa: moradores de Manaus, que não possuam diploma de graduação, nem estejam matriculados em Instituição de Ensino Superior pública e tenham renda familiar  per capita de até um salário mínimo e meio.