A deputada estadual Joana Darc Protetora dos Animais (PR), se reuniu com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas (Abrasel-AM), na tarde da última quinta-feira (7), para dialogar sobre a apresentação do Projeto de Lei (PL) que visa proibir os estabelecimentos comerciais de disponibilizar canudos plásticos aos seus clientes no Amazonas.

Joana já havia apresentado o PL na Câmara Municipal de Manaus (CMM) no ano de 2018.

Bom senso e diálogo

De acordo com a parlamentar, o encontro faz parte do processo de concepção da matéria, que deve ser discutida de maneira mais ampla e participativa na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). “Meu mandato é participativo. Por isso, todos os segmentos serão ouvidos durante o período de criação e apresentação dos meus Projetos de Lei”, destacou Joana.

Com a iniciativa, a presidente da Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável da Aleam, busca adequar a matéria para que população, meio ambiente e empresários, possam encontrar uma saída eficiente para diminuir os impactos ambientais do uso dos canudos. Isso, sem que o comércio e clientes sejam prejudicados.

Para a presidente da Abrasel-AM, Zeina Russo, a abertura do canal de diálogo atende ao anseio dos empresários do segmento alimentício no Amazonas. “Muitas vezes somos sobrecarregados de obrigações, sem se quer, sermos ouvidos. Temos que encontrar um meio termo para que os empresários do segmento e clientes não sejam prejudicados”, analisou Zeina.