Jogos Universitários do Amazonas têm rodada de futsal e tênis de mesa - Fato Amazônico


Jogos Universitários do Amazonas têm rodada de futsal e tênis de mesa

A Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud) deu início, no dia 1º maio, a mais uma edição dos Jogos Universitários do Amazonas (JUAs). A abertura foi na Vila Olímpica de Manaus, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, com rodadas de vôlei, handebol e futsal. Neste fim de semana, a quadra de tênis de mesa da Vila Olímpica e o Ginásio Poliesportivo Renné Monteiro receberão, respectivamente, as disputas de tênis de mesa e futsal.

A competição, que segue até o próximo dia 29 de maio, conta com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Aproximadamente 800 atletas universitários estão participando do JUAs que soma 14 equipes inscritas em 13 modalidades, onde o tênis de mesa começa as disputas a partir das 15h deste sábado (05), na quadra 4 da Vila Olímpica.

No futsal, dez equipes, sendo cinco de cada naipe, farão os duelos no Renné Monteiro, das 12h às 15h, no sábado e no domingo. Nesta disputa, terão times da Ufam, UniNiltonLins, Uninorte, Mauricio de Nassau, Fametro e Unopar (Parintins).

Quem protagoniza o primeiro duelo, serão as federais Ifam e Ufam pelo masculino. No feminino, as meninas da Mauricio de Nassau jogam contra a UniNiltonLins. Serão quatro jogos por dia e ainda haverá rodadas no meio da semana pelo futebol de salão.

JUBs – A partir deste ano, os Jogos universitários Brasileiros (JUBs) para as modalidades em coletivo, acontecerão em três fases: a estadual, onde os primeiros das modalidades vão representar o Estado no regional;  a regional será de 2 a 7 de julho em Belém; e a nacional, com as três primeiras equipes selecionadas para o JUBs, em Maringá. 

Segundo a presidente da Faud, Lilian Valente, o Amazonas inteiro tem tomado cada vez mais interesse pelos jogos Universitários, uma que vez que, a cada ano o número de inscritos aumenta e os municípios do interior somam nesse crescimento.

“O JUAs vem tomando proporções muito importante e relevantes para o desporto universitário. A cada ano o número de inscritos se supera e temos nos municípios do interior uma vontade maior de participar. Por conta da logística, sempre tivemos representas do interior em competições individuais, este ano, contamos com eles em modalidade de conjunto, são times que vêm se representar aqui, como a equipe feminina de futsal de Parintins. Portanto, temos certeza que teremos nobres representantes neste regional e por fim, no JUBs, em Maringá”, destacou Lilian.