O deputado estadual Josué Neto (PSD) solicitou, nesta quarta-feira (31/10), através de requerimentos, a instalação de escolas da Polícia Militar e de Tempo Integral em todos os municípios do Amazonas. Segundo ele, o modelo seguido nos colégios militares já mostrou que é eficiente na educação de crianças e jovens e precisa ser ampliado para o interior do Estado.

“A população do interior do Amazonas também precisa ter acesso a esse modelo de educação que já mostrou que dá certo, porque qualifica nossos jovens e reduz os índices de criminalidade nas localidades onde esses colégios são instalados”, afirmou.

O parlamentar disse ainda que o novo governador do Amazonas, Wilson Lima, já demonstrou que é favorável a essa medida.

Em entrevista a uma rádio local nesta quarta-feira, Lima disse que pretende atender a esta demanda instalando escolas militares e novas escolas de tempo integral com modelo disciplinar semelhante ao que é adotado nos colégios militares do Estado. 

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2014 a média de proficiência (domínio) em matemática para os colégios militares estaduais foi de 514,15 pontos, uma distância de 59,32 pontos para a média de proficiência das escolas não militares. Nos anos seguintes, inclusive ano passado, a média dos alunos de escolas militares estaduais também foi maior. Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador de qualidade no País, dos colégios militares é 6,5 (do 6.º ao 9.º ano do fundamental). O das escolas estaduais, 4,1.