O prefeito Arthur Virgílio Neto recepcionou na noite deste sábado, 18, a boneca Kamélia, símbolo máximo do Carnaval de Manaus. A cerimônia foi realizada no saguão do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, no Tarumã, zona Oeste, onde Arthur entregou a chave da cidade a grande mestra da folia, como representação da abertura oficial do Carnaval 2014.

Ele destacou que, mesmo com o joelho operado, não poderia quebrar a tradição e deixar de recepcionar a Kamélia. Acompanhado da primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Goreth Garcia, caiu na folia junto com passistas e baianas e ainda chegou a arriscar alguns passos de samba, mesmo com a mobilidade limitada.

“É importante participar desta tradição. Quando fui prefeito pela primeira vez nunca faltei e não poderia faltar agora. Uma tradição que iniciou com a minha avó, uma tradição cultural que dá início à temporada oficial do Carnaval de Manaus. Eu estou feliz de poder estar aqui e entregar a chave da cidade para a Kamélia”, destacou.

O prefeito explicou que ainda não pode sambar, mas que até o Carnaval vai estar afinado novamente. “Pretendo curtir o Carnaval como todo mundo que gosta de ver a alegria do povo. Eu quero me misturar com a alegria. É uma festa de enorme cunho cultural, enorme peso afetivo para tudo mundo e eu também sou assim”, afirmou.

De acordo com presidente do Olímpico Clube, Almério Botelho, a Kamélia existe há 75 anos. A tradição de recepcioná-la vem da década de 1950, quando também passou a ser entregue pelos prefeitos de Manaus a chave da cidade. Ele destacou a promulgação feita por Arthur Neto em oficializar a chegada da Kamélia como símbolo máximo do Carnaval manauara.

“Este é um ano especial para a Kamélia, pois através de Lei do Executivo Municipal, sancionada no dia 15 de fevereiro de 2013, ficou decretado que a chegada dela passa a ser a abertura oficial do Carnaval. Então é a coroação do trabalho de todos os presidentes que passaram pelo Olímpico Clube e fizeram da Kamélia a grande tradição para o carnaval de Manaus. Agora a folia está nas ruas", agradeceu.

O prefeito, por questões de saúde, não pôde participar da carreata da Kamélia até o Olímpico Clube. As honras da Prefeitura foram feitas pela primeira-dama, Goreth Garcia. “Agora está aberta a temporada de folia em Manaus, mas sempre com responsabilidade para que todos possam se divertir de forma ordeira”, comentou.