Léo Magalhães é atração da Festa do Tucunaré no fim do mês, em Presidente Figueiredo - Fato Amazônico

Léo Magalhães é atração da Festa do Tucunaré no fim do mês, em Presidente Figueiredo

Marcada para o próximo dia 28 na Vila da Balbina (no quilômetro 86 da rodovia AM-240), em Presidente Figueiredo, a tradicional Festa do Tucunaré deste ano terá como atração nacional o cantor sertanejo Léo Magalhães, além de shows de artistas regionais. Em paralelo, também acontecem o Circuito de Pesca Esportiva e o Concurso Rainha do Lago. Os eventos, promovidos pela prefeitura do município, devem reunir aproximadamente oito mil pessoas.

De acordo com o secretário de Cultura e Eventos, Walter Yallas, a festa receberá o mesmo aparato de segurança que tem sido adotado em eventos maiores, como a Festa do Cupuaçu.

“Contaremos com o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-PF), que vai atuar em conjunto com servidores da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal”, disse o secretário, ressaltando que todas as secretarias estarão envolvidas na organização.

Circuito

Conforme o diretor de licenciamento e fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Guilherme Melo, o órgão é responsável pelo regulamento e fiscalização do campeonato, que ocorrerá de manhã e à tarde, em duas modalidades: individual e equipe.

A primeira disputa será a Pesca Embarcada em Bote, com dois pescadores e um piloteiro (condutor) que terão das 7h às 15h para realizar a captura de peixe e apresentar no posto de checagem, instalado em uma ilha. Já na segunda categoria, Pesca Individual em Caiaque, será disputada das 8h às 14h, seguindo as mesmas regras.

Para se inscrever, basta trazer alimentos não perecíveis. São necessários cinco quilos na modalidade de equipe e dois quilos na categoria individual. As inscrições podem ser realizadas no dia do evento ou com antecedência em Manaus, em qualquer loja Sucuri e Apuaú.

Serão declarados vencedores aqueles que apresentarem a maior soma do comprimento dos três peixes maiores. A premiação inclui troféus para o primeiro, segundo e terceiro lugares e ainda haverá sorteio de barco, motor, carreta e caiaques.