Livro sobre as Ocas do Conhecimento será lançado na sexta-feira - Fato Amazônico


Livro sobre as Ocas do Conhecimento será lançado na sexta-feira

O trabalho de educação ambiental desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, por meio do projeto Ocas do Conhecimento foi transformado em livro. A publicação intitulada “Ocas do Conhecimento Ambiental: uma experiência inovadora no município de Manaus”, será lançada no próximo dia 1/6, às 19h, no Les Artistes Café Teatro, Centro. O projeto Ocas do Conhecimento é orientado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vemaqa).

O livro, que recebeu o apoio do Banco da Amazônia (Basa) e do governo federal, foi organizado pelas professoras Gina Gama, coordenadora das Ocas, Luciana Oliveira e Érica Amorim. A intenção da obra é divulgar o trabalho de educação ambiental realizado pela Semed, tendo como público alvo alunos e professores da rede municipal de ensino, além de estudantes da área de educação ambiental, militantes da causa e a sociedade em geral.

O exemplar é dividido em quatro capítulos. O primeiro conta o início do projeto e uma traz retrospectiva, contexto histórico; o segundo capítulo traz a contextualizando espaços educadores sustentáveis e explica a importância desses locais; a terceira parte trata das experiências nos espaços não formais de educação ambiental e o último capítulo aborda a busca da carreira de educador ambiental no serviço público municipal de educação.

A elaboração do livro também contou com a participação das professoras Dayse da Silva, Ireide da Cunha, Michelle dos Santos e Rúbia Praia Gato, bem como a subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano, do juiz titular da Vemaqa, Adalberto Carim Antônio, e da secretária Municipal de Administração, Luiza Bessa e as professoras da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Maria Simão e Maria Rubim.

Atuação

A rede municipal de educação conta, atualmente, com três Ocas do Conhecimento Ambiental, nas zonas Norte e Leste de Manaus, que possibilitam aos alunos da rede pública municipal, em um espaço inovador, o ensino de questões ambientais de maneira prática. Além disso, as ações de educação são realizadas nas escolas e no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), situado no Manauara Shopping, zona Centro-Sul. Após o lançamento, os livros serão disponibilizados para bibliotecas, e para as Divisões Distritais Zonais (DDZs) da rede municipal de ensino e entidades ambientais da capital amazonense.