Lojistas do Centro se engajam em mobilização com foco no autismo - Fato Amazônico

Lojistas do Centro se engajam em mobilização com foco no autismo

O centro da cidade recebeu ontem (28), mobilização dentro da 3ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo. Um bandeiraço, seguido por caminhada da Praça da Polícia até a Praça do Congresso mobilizou servidores da prefeitura, pessoas ligadas a entidades que têm como causa a síndrome, além dos lojistas, contagiados pelo “azul”.

A mobilização foi coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), que no decorrer da semana visitou lojas daquela área da cidade e repassou aos comerciantes a importância de se engajarem na causa. A ação surtiu efeito. Neste sábado, eles se vestiram de azul, expostos nas blusas, balões e até nos enfeites das vitrines.

A diretora do departamento de Direitos Humanos da Semasdh, Luciana Farias, explicou que o intuito da Semana do Autismo é repassar a cidade conceitos e noções que ajudem a acabar com tabus sobre o assunto. "Nós já temos o EAMAAR (Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy), onde é feito um trabalho muito interessante de acompanhamento das crianças que apresentam o transtorno de espectro autista, mas queremos disseminar mais informações".

As ações relacionadas ao autismo são trabalhadas em redes pela prefeitura e entidades parceiras para que desta forma possam alcançar quem necessita de apoio e cuidados especiais, diminuindo também a falta de informação sobre a síndrome.

“Está sendo emocionante levar um pouco desse conhecimento para o povo. Ficamos muito felizes com a adesão das pessoas a esta causa”, disse a psicopedagoga Cleonice Souza, que faz parte da Associação Mãos Unidas Pelo Autismo (Mupa).

A programação continuará durante a semana e contará ainda com bandeiraço, sessões especiais na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). A Pedalada da Inclusão encerra as atividades, saindo da Ponta Negra em direção à sede da prefeitura, na avenida Brasil, Compensa, zona Oeste.