Luz para Todos chega à comunidades ribeirinhas de Novo Aripuanã - Fato Amazônico

Luz para Todos chega à comunidades ribeirinhas de Novo Aripuanã

A Eletrobras Amazonas Energia realizou no final do mês de abril, por meio do Programa Luz para Todos, a implantação de energia elétrica para comunidades ribeirinhas localizadas nas proximidades da estrada NAP 01, no município de Novo Aripuanã, distante a 225 quilômetros de Manaus.

Cerca de 46 famílias, totalizando 230 pessoas, foram beneficiadas pelo programa do Governo Federal.

De acordo com o engenheiro do Luz para Todos, Hidael Oliveira da Silva, essa atividade é um grande passo para o progresso do município, que após a implantação da energia elétrica, terá subsídios para o crescimento das atividades rurais. “É muito gratificante realizar esse trabalho no interior do Estado. Esse avanço traz reflexo na educação, apresentando melhoria nas escolas, e também na saúde, onde as vacinas poderão, a partir de agora, ser conservadas na própria comunidade”, comemorou Oliveira.

O Programa Luz para Todos se integra aos diversos programas sociais de desenvolvimento rural implementados pelo Governo Federal e pelos Estados, para assegurar que o esforço de eletrificação do campo resulte em incremento da produção agrícola, proporcionando o crescimento da demanda por energia elétrica, além do aumento de renda e a inclusão social da população beneficiada.

O programa tem o objetivo de garantir o acesso ao serviço público de energia elétrica a todos os domicílios e estabelecimentos do meio rural, assim como universalizar o Estado do Amazonas com o serviço de eletrificação, atingindo as metas de atendimento estabelecidas pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

As comunidades contempladas em Novo Aripuanã são conhecidas pela produção agrícola de pimenta do reino, avicultura (criação de aves) e suinocultura (criação de porcos).