Mães são homenageadas com dança, música, distribuição de mudas - Fato Amazônico

Mães são homenageadas com dança, música, distribuição de mudas

O Dia das Mães foi comemorado no Parque Ponte dos Bilhares, na noite do último sábado, 9, com muita alegria e descontração. A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realizou mais uma edição do Projeto Cultura no Parque, desta vez em homenagens às mães que puderam participar de diversas atividades, entre as quais um aulão de dança de salão, ministrado pelo professor Douglas Rosas.

O evento, intitulado Viva a Mãe Natureza, premiou as mães também com distribuição de mudas, sensibilização ambiental por meio da participação de organizações não-governamentais (ONGs) de proteção animal, informações sobre saúde da mulher, dicas de beleza e exposição de artesanatos, biscoitos e geleias artesanais produzidas pelo grupo de mães da comunidade do Julião, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé. As mães também foram homenageadas pelas músicas interpretadas pelos artistas Lucinha Cabral e Marcos Melo, além das coreografias do grupo de dança do Sesc, presente à festa.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Itamar de Oliveira Mar, fez uma saudação especial às mães na abertura do evento, lembrando que elas são seres especiais que, além do dom da vida, são responsáveis pelos ensinamentos repassados aos filhos ao longo da vida. Ele destacou também a importância da iniciativa da Semmas de promover atividades que levem à população a ter o Parque Municipal Ponte dos Bilhares como referência de local de atividades de recreação e lazer voltadas para a comunidade. Itamar agradeceu o apoio dos órgãos parceiros e lembrou que ao longo do ano o projeto Cultura no Parque realizará diversas outras atividades alusivas à datas comemorativas. O evento contou com a parceria da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Sesc, Sesi, Faculdade Estácio, União de Política Animal (Upa), ONG Pata, Ideias de Maria, Ciesa, Gotas e Cheiros da Amazônia e Ideias de Marias.

A União de Política Animal (Upa) e a ONG Pata levaram informação e orientações sobre guarda responsável a todos os presentes, que puderam também fazer a adoção de animais domésticos. Foram distribuídas 500 mudas de espécies frutíferas e ornamentais, com um detalhe especial: junto com a muda, cada mãe recebia como brinde uma caneta adornada pela equipe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas. O parque recebeu também decoração especial com uma trilha de corações que levava até a Praça da Fogueira, onde se concentraram as atividades. O aulão de dança de salão contou com a participação de todos os presentes. No final três mães foram agraciadas com brindes após serem escolhidas como as melhores dançarinas do grupo.