Mais de 35 mil alunos fazem a Prova Brasil - Fato Amazônico




Mais de 35 mil alunos fazem a Prova Brasil

Mais de 21 mil alunos do 5º ano e 10 mil do 9º ano da rede municipal de ensino estão participando da aplicação da Prova Brasil 2013. A média das proficiências de Língua Portuguesa e Matemática do exame e o rendimento escolar são os indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A prova, que é elaborada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), está sendo realizada a partir desta segunda-feira,11, até quinta-feira,14, na capital amazonense.

A meta estabelecida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) é a nota de 5.5 para os anos iniciais e 4.5 para os anos finais, acima do estabelecido pelo governo federal como a média nacional que é de 4.6 para os anos iniciais e 3.4 para os anos finais.

“Estamos antecipando as metas de 2016 para serem atingidas este ano. Queremos dar o destaque que Manaus merece no cenário nacional, saindo da linha abaixo da média para bem acima da média”, afirmou o secretário municipal de educação Pauderney Avelino.

O objetivo da Prova Brasil é avaliar a educação básica do país e oferecer subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento das políticas públicas voltadas para este segmento. Além disso, procura também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos.

ANA

Além da Prova Brasil, este ano, todos os estudantes que cursam o 3º ano do ensino fundamental farão a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), que tem a finalidade de avaliar os níveis de alfabetização e letramento dos alunos. Na rede municipal de ensino, cerca de 25 mil estudantes irão participar da prova que, ao contrário da Prova Brasil, é realizada anualmente, sem gerar ranking, mas serve como instrumento avaliador para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem dos alunos.