Mais de 4 mil famílias já foram cadastradas e vão receber peixe gratuito na Semana Santa - Fato Amazônico

Mais de 4 mil famílias já foram cadastradas e vão receber peixe gratuito na Semana Santa

Os 18 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade cadastraram no fim de semana 4.175 famílias que buscam receber peixe gratuitamente da Prefeitura de Manaus na Semana Santa. Mais de 200 servidores e 100 voluntários estão envolvidos na ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e apoio de demais órgãos da estrutura municipal.

O Cras do Crespo, bairro na zona Sul, recebeu uma das maiores demandas. No local foram efetuados 434 cadastros. A coordenadora da unidade, Sílvia Leão, explicou que antes do cadastro foi feito um trabalho de visita às famílias, o que ajudou no processo de divulgação da distribuição. “Nós prestamos um serviço de atendimento e visita às famílias referenciadas do Cras. Nesta distribuição do peixe, assim que a família procura um Cras para fazer o cadastro, é gerado um documento chamado cautela, que informa o ponto mais próximo da casa dela para que faça o recolhimento do pescado”, disse. Para o cadastro, é necessário apresentar o Número de Identificação Social (NIS) nas unidades do Cras.

A cuidadora de idosos, Cláudia Nunes, foi uma das pessoas que esteve no Cras São José 3, zona Leste, no sábado, 28 para realizar o cadastro de sua família. “A distribuição do peixe é uma excelente iniciativa, visto que, assim como em minha casa, temos várias outras que não têm como comprar seu peixe para a Semana Santa ”.

No total, serão 50 toneladas de pescado entregues, a partir de terça-feira, 31, até quinta-feira, dia 02 de abril. A distribuição será feita em pontos estrategicamente planejados em todas as zonas da cidade para 30 mil famílias.

O pescado foi adquirido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab), ao custo total de R$ 427,5 mil em regime de licitação do tipo pregão presencial.