Mais de 80 mil alunos são beneficiados com o Programa Saúde na Escola - Fato Amazônico




Mais de 80 mil alunos são beneficiados com o Programa Saúde na Escola

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) pretende incluir mais 29 escolas no Programa Saúde na Escola (PSE) a partir deste ano. O PSE já atende a 128 instituições de ensino inscritas no programa, 88 escolas da rede municipal de ensino e 40 escolas estaduais, beneficiando um total de 83.025 estudantes.

O Programa Saúde na Escola começou a ser implantado em Manaus em 2009, sob coordenação do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), composto pelas secretarias municipais e estaduais de Educação e Saúde, responsável pela operacionalização do programa em três grandes pilares de atuação, vinculando cada escola a uma Unidade Básica de Saúde.

“As ações de saúde promovem a priorização dos estudantes aos acessos primários de atendimento médico e de saúde bucal e, ainda, de acuidade visual e de avaliação antropométrica. As ações de promoção à saúde levam para dentro de sala de aula palestras sobre a prevenção ao uso de álcool e drogas, doenças sexualmente transmissíveis e sobre Direitos Humanos. O terceiro pilar de atuação promove a capacitação de profissionais para atuar de forma qualificada e proativa do Programa Saúde na Escola”, destaca a técnica responsável pelo PSE no âmbito da Semsa, Aldacy Barroso.

“Lembrando ainda que os estudantes das escolas inclusas no PSE atuam como multiplicadores de informações sobre saúde, levando o que aprendem em sala de aula para dentro de casa”, completou a técnica.

As escolas beneficiadas passam por uma avaliação do Grupo de Trabalho para entrar no programa. As unidades de ensino que já participam são reavaliadas todos os anos dentro de metas estabelecidas. A inscrição de novas escolas começa em junho de cada ano.