Manaus é a única capital a bater meta de vacinação contra a gripe - Fato Amazônico

Manaus é a única capital a bater meta de vacinação contra a gripe

Manaus é a primeira e única capital brasileira a atingir e ultrapassar a meta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe). O Ministério da Saúde (MS) estabeleceu a meta mínima de 80% como ideal para que as cidades vacinassem o público-alvo. Apesar do trabalho bem sucedido, que coloca a capital em situação privilegiada, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) continuará imunizando o grupo prioritário da campanha até o dia 23 de maio.

Nesta segunda-feira, 12, a atualização dos dados mostra que Manaus continua sendo a única capital do país a atender a recomendação do Ministério da Saúde. Até às 14 horas, o município já havia vacinado

335.174 pessoas, atingindo o índice de 85,64% do público-alvo total que é de 391.346. Logo atrás de Manaus, está Curitiba, com 72,82%, seguida de Porto Alegre, com 62,48%, e Rio de Janeiro com 59,81%.

“Todo o esforço vai continuar até o dia 23 deste mês. A nossa intenção é atingir os 100%. É possível porque há um envolvimento grande dos profissionais de saúde do município e também do nosso Programa Municipal de Imunização. A imprensa também nos ajudou bastante, o que nos fortaleceu e nos ajudou a ultrapassar a meta”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão.

A chefe de imunização da Semsa, Isabel Hernandes, orientou as mães que levem os filhos pequenos para tomar a vacina da gripe, principalmente os da faixa-etária de dois a quatro anos. As grávidas também devem comparecer à unidade de saúde mais próxima de suas casas para receber a imunização. São estes dois públicos que menos foram vacinados, até agora, em Manaus”, ressaltou.

A Campanha de vacinação contra a Gripe (Influenza) iniciou no dia 22 de abril. Em Manaus, as vacinas estão sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h. O atendimento também pode ser feito nas dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionam em horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h às 13h, nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste.

As dez unidades de saúde que funcionam em horário estendido são:

1 – UBS Balbina Mestrinho –rua 17, nº 170, Núcleo 2, Cidade Nova 1;

2 – UBS Sálvio Belota – Rua das Samambaias, nº 786, Santa Etelvina;

3 – UBS Áugias Gadelha – Rua A, nº 15, Cidade Nova 1;

4 – UBS Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José 2;

5 – UBS Alfredo Campos – Rua André Araújo, s/nº, Zumbi 2;

6 – UBS Leonor Brilhante – Av. Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves;

7 – UBS Dr. José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/n°, Chapada;

8 – UBS Morro da Liberdade – Rua São Benedito, s/n°. Morro da Liberdade;

9 – UBS Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa 2;

10-UBS Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória.