Manaus inicia trabalho integrado com Comitê Rio 2016 para organização dos jogos - Fato Amazônico

Manaus inicia trabalho integrado com Comitê Rio 2016 para organização dos jogos

A Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado passarão a atuar diretamente em parceria, a partir de agora, com as 64 áreas operacionais do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016. As informações foram repassadas pelo diretor-executivo do Rio 2016, Marco Aurélio Vieira, em reunião na manhã desta sexta-feira, 17, em Manaus.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, os órgãos municipais já iniciaram os trabalhos em cada área específica e cada grupo aguarda as orientações técnicas das gerências operacionais do Comitê Rio 2016. "Manaus passa por um momento de revitalização em diversos locais com obras para melhorias de infraestrutura e limpeza. O Plano de Mobilidade para as Olimpíadas já existe e será aprimorado para as Olimpíadas", declarou Bernardo.

Para o diretor-executivo da Rio 2016, Manaus já está preparada para receber as partidas futebolísticas. "Manaus obteve grande reconhecimento durante a Copa do Mundo de 2014 e isso contou muito para que fosse escolhida a ser cidade olímpica. As instalações já existem e são muito boas, faremos alguns ajustes conforme o protocolo e os modelos de gestão serão replicados para melhor desempenho do evento", disse o general.

Marco Aurélio reforçou que o encontro tem como objetivo apresentar o Plano de Governança, discussão da Matriz de Responsabilidade e Listas de Encargos para as Cidades do Torneio Olímpico de Futebol. "Todo grande evento precisa de um protocolo e acordo de todas as partes, envolvendo o Comitê e as esferas dos governos para que seja um sucesso", disse.

O diretor-presidente da Fundação Vila Olímpica, Aly Almeida, afirmou que este também é um momento oportuno para inserir um clima olímpico na cidade. "Estamos trabalhando para trazer a Manaus uma série de atividades desportivas com jogos de seleções de fora do país para jogar na Arena da Amazônia. Com as obras na Vila Olímpicas, traremos atletas para treinar e usar nossa estrutura", falou.

Festa para a população

Além das oito partidas de futebol, a capital amazonense receberá o Live Site, evento que ocorrerá no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste, semelhante à Fan Fest. "Teremos uma cidade olímpica assim como fizemos uma bela cidade da Copa. Além dos jogos na arena, o turista que vier a Manaus encontrará diversão com segurança no Live Site, na Ponta Negra, e o Circuito Cultural no Centro Histórico na cidade", disse Monteiro de Paula.

Manaus vai receber três rodadas duplas da primeira fase do torneio de futebol, sendo duas do masculino, que acontecerão dias 4 e 7 de agosto de 2016, e uma do torneio masculino, marcado para 9 de agosto seguinte.