Manaus vai receber mostra fotográfica sobre povos indígenas - Fato Amazônico

Manaus vai receber mostra fotográfica sobre povos indígenas

Depois de passar por Brasília, São Paulo e Belém, a exposição fotográfica‘Povos Indígenas no Brasil 1980/2013 – Retrospectiva em imagens da luta dos povos indígenas no Brasil por seus direitos coletivos’chegará a Manaus na próxima terça-feira, 15, onde ficará em cartaz até agosto para visitação. A mostra estará disponível em uma área livre do Complexo Turístico Ponta Negra, próxima às pistas de skate.

A exposição é promovida pela Embaixada da Noruega no Brasil e pelo Instituto Socioambiental (ISA) e será realizada em Manaus com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O objetivo da mostra, que estreou em novembro do ano passado em Brasília, no Museu da República, é comemorar os 30 anos do Apoio Norueguês aos Povos Indígenas no Brasil, através de fotografias que retratam momentos e personagens históricos importantes no processo de conquista dos direitos indígenas. O marco dessa luta é a participação indígena na Constituinte e a inclusão do capítulo sobre os índios na Constituição Federal de 1988.

No total, são 43 fotografias, expostas em 18 totens de 2,39m x 2m, com retratos de ambos os lados, dispostos em ordem cronológica. Boa parte dessa memória fotográfica surgiu a partir de publicações em jornais e veículos de comunicação. Além disso, a mostra conta com mapas e textos de apoio, em português e inglês, e um recurso de coletores solares instalados no topo dos totens possibilita a iluminação noturna das peças de maneira sustentável.

De acordo com um dos idealizadores do projeto, Beto Ricardo, do Instituto Socioambiental, “pretende-se que essas imagens sirvam de referência para as narrativas dos seus protagonistas, assim como para o aprendizado das novas gerações”.

A abertura da exposição será na terça-feira, 15, às 19h30, com a participação da embaixadora da Noruega Aud Marit Wiif e representantes do Instituto Socioambiental, além da exibição de um vídeo institucional. Depois disso, a exposição fica em cartaz até o dia 17 de agosto, durante 40 dias. A mostra é aberta ao público. Visitas guiadas destinadas a turmas escolares também poderão ser agendadas, através de uma tenda disponível no espaço, em horário comercial.

SERVIÇO

O quê:Exposição “Povos Indígenas no Brasil 1980/2013”

Quando:de 15 de julho a 17 de agosto de 2014

Horário: Às 19h30 (abertura)

Onde:Complexo Turístico Ponta Negra, Avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra