Manausmed realiza ação no Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama - Fato Amazônico




Manausmed realiza ação no Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama

Necessidade do autoexame e ida regular ao médico foram temas levantados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), na manhã desta quarta-feira, 27, durante abordagem aos segurados do Serviço de Assistência à Saúde do Servidor Público do Município de Manaus (MANAUSMED).

A ação, em alusão ao Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama, de distribuição de panfletos e de orientação, também teve como tema o câncer do colo do útero e distribuição de camisinhas.

Sara Pereira, 29, foi uma das seguradas que aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas e elogiar a iniciativa. “A divulgação desse assunto é muito importante, pois as mulheres têm medo e terminam ignorando o risco existente de adquirir a doença e relaxam”, reforçou.

Segundo a enfermeira Ana Maria Domingues, 63, em Manaus o câncer de colo de útero é o que tem mais incidência. Daí a importância de vacinar meninas de 10 a 13 anos, atual alvo de ação da Prefeitura de Manaus. Ana ressalta, ainda, que o problema não tem sido a falta de acesso à informação, mas sim o desinteresse das mulheres sobre os riscos dos males que atingem as mamas e o útero.

“Ainda bem que as mulheres amazonenses são muito preocupadas. A maioria que abordei hoje já fez, por exemplo. Outra ação que trouxe um resultado fantástico foi a Carreta da Mulher, a mulher amazonense tem todas as ferramentas para a prevenção”, conclui.