Escola de samba Mangueira exibem bandeira estampada com o rosto de Marielle Franco durante desfile na Marquês de Sapucaí – 05/03/2019 (Daniel Ramalho/VEJA.com)

Veja | A Estação Primeira de Mangueira é a campeã do Carnaval 2019 do Rio de Janeiro. A escola levou à Marquês de Sapucaí enredo intitulado Histórias para Ninar Gente Grande, que tratava de heróis esquecidos pela história oficial brasileira. A escola terminou a apuração com 270 pontos.

No último carro alegórico, homenageou a vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada há quase um ano no Rio de Janeiro em um crime ainda não solucionado. Desfilaram pela escola colegas de partido da vereadora, como Marcelo Freixo, e sua viúva, Monica Benicio.

Mais cedo, a escola já havia ganhado o tradicional prêmio Estandarte de Ouro, do jornal O Globo.

Em segundo lugar, ficou a Viradouro, com a 269,7 pontos. Em terceiro ficou a Vila Isabel, com 269,4 pontos.

Detalhe de ala durante desfile da escola de samba Mangueira na Marquês de Sapucaí – 05/03/2019 (Emiliano Capozoli/VEJA.com)
Carro alegórico durante desfile da escola de samba Mangueira na Marquês de Sapucaí – 05/03/2019 (Daniel Ramalho/VEJA.com)
Carro alegórico da escola de samba Mangueira durante desfile na Marquês de Sapucaí – 05/03/2019 (Daniel Ramalho/VEJA.com)