Manual de Gestão Escolar é lançado para melhorar qualidade de ensino - Fato Amazônico

Manual de Gestão Escolar é lançado para melhorar qualidade de ensino

Gestores das mais de 500 unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) contam agora com um Manual de Gestão Escolar. Elaborado por servidores da secretaria, o documento foi lançado na manhã desta terça-feira, 29, no auditório da Prefeitura de Manaus.

O Manual de Gestão é uma ferramenta inovadora na Semed. Ele foi elaborado pela equipe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) em cinco meses de trabalho. Suas 146 páginas estão divididas em cinco pilares de gestão: pedagógica, participativa, resultados educacionais, pessoas e lideranças e infraestrutura, serviços e recursos. O intuito é que o instrumento auxilie o diretor no dia a dia de suas atribuições.

“Esse é um anseio antigo dos gestores escolares e meu também, desde quando atuei como diretora durante 13 anos da minha vida. Procuramos nesse manual aliar a parte teórica com a prática. Ele vem para contribuir de modo positivo com a educação. Na gestão pedagógica, por exemplo, ele vai ter informação de como elaborar um Projeto Político Pedagógico, uma proposta curricular. É um instrumento de auxilio do fazer do dia a dia”, explicou a chefe da DAM e idealizadora do manual, Núbia Breves.

O secretário de Educação do município, Humberto Michiles, acredita que o manual vai qualificar o ambiente escolar e, como consequência, o processo de ensino nas escolas. “Esse é um esforço da equipe da secretaria no sentido de estabelecer orientações para os diretores, uma linha mestra de procedimento frente as diversas situações. O manual é também mais uma ferramenta que tem o objetivo de ajudar na melhoria da gestão e na qualidade da educação das nossas escolas. Porque todos nós sabemos que a educação precisa ser de qualidade. Não é pelo fato das nossas escolas serem públicas que não poderão oferecer uma educação de qualidade. Esse é o nosso desafio e missão e tenho certeza que, com empenho, nós vamos atingir esse objetivo”, afirmou.

Homenageado

Durante o evento, o poeta e músico Celdo Braga recebeu da Semed uma placa de agradecimento por conta dos serviços prestados em prol da disseminação da cultura regional no estado. Ele foi homenageado durante a Semana de Literatura Amazonense, realizada nas escolas do município no início do mês. “É um reconhecimento para alguém que trabalha há 32 anos no universo escolar com esse tema voltado para a Amazônia e seus valores, sem jamais ter mudado o rumo do projeto”, disse.

O secretário Humberto Michiles adiantou que fará um convite ao poeta para que ele leve até os alunos um pouco de seu conhecimento sobre a região amazônica. “Vamos encontrar uma maneira de colocar o Celdo (Braga) mais presente em nossas escolas, falando de poesia e levando seu conhecimento e sua cultura aos nossos alunos. Colocá-lo em comunicação com os diretores que queiram fazer alguma programação cultural”.