Membro da Guarda Municipal conquista campeonato mundial de karatê - Fato Amazônico

Membro da Guarda Municipal conquista campeonato mundial de karatê

O Amazonas não é referência somente de grandes atletas do jiu-jítsu e MMA, prova é que, no último final de semana, o guarda municipal da Prefeitura de Manaus, Reticlis Matos, garantiu o título de campeão do World Karate Championship for Seniors and Veterans, Campeonato Mundial de Karatê, que desta vez aconteceu em Foz do Iguaçu (PR).

O evento durou uma semana e reuniu caratecas de 28 países. Reticlis foi o vencedor da categoria absoluto master, após fazer uma luta dura com um representante da Inglaterra.

“A luta pra mim começou aqui em Manaus, com os treinos intensos e tentando vencer uma virose que me abateu dias antes da competição. Foram seis dias de disputas em que mais uma vez me superei para ganhar esse título”, lembrou Matos.

As passagens foram disponibilizadas pelo Gabinete Militar da Prefeitura de Manaus e ajudaram o lutador a realizar o sonho de conquistar o título de campeão mundial lutando dentro de seu país.

Reticlis já participou de oito competições internacionais, conquistando o primeiro lugar em duas delas e, apesar de ser 20 vezes campeão brasileiro, nunca havia conquistado um título internacional no Brasil.

“Quero agradecer a Guarda Municipal que me deu o apoio da passagem e me possibilitou realizar o sonho de ganhar um título mundial no meu país”, enfatizou.

Além da medalha de ouro na categoria absoluto, o lutador ainda trouxe medalha de prata por equipe e bronze na categoria “kata” individual.

De olho no futuro, o atleta explica que os treinamentos agora estão focados em outras competições internacionais das quais vai participar. “Agora que voltei às disputas no cenário internacional, quero me manter no topo, por isso vou intensificar os meus treinamentos”, disse o lutador.

Além das competições, o carateca também comanda um projeto social no ginásio Ninimberg Guerra, no bairro de São Jorge, zona Oeste, voltado ao ensino do karatê a crianças e adolescentes.