Micaelly Brazil, 16 anos, ou simplesmente Micaelly, a menina prodígio de Autazes (AM) e camisa 10 da Seleção Feminina Sub-17, viveu na última segunda-feira, 30, na "terra do leite", acompanhada pelas câmeras do "Esporte Espetacular", da Rede Globo de Televisão, mais um dia de fama, com a humildade e a competência de quem nasceu para estrelato.

Ciceroneada pelo prefeito do município, Andreson Cavalcante (PROS) e pelo empresário da atleta, vereador Thomé Neto, o dia de Micaeely foi intenso, duro – quase sempre dentro de uma quadra de esporte e com a bola nos pés.

Em Autazes, Micaeely foi acompanhada pela equipe do Projeto Tóquio – uma nova série do Esporte Espetacular, que acompanha de perto a evolução olímpica de 10 talentos do país em diferentes esportes até 2020.

Nesta primeira fase do projeto, Micaelly foi filmada nos principais locais que marcaram a infância da menina que encantou o mundo do futebol com o seu doce gingado, com a habilidade e talento do verdadeiro craque e com a leveza da bailarina dos gramados com a bola no pé.

"Tanto eu, na condição de empresário de Micaeely, quanto o prefeito Andreson, estamos emprenhados em garantir a uma das maiores promessas do futebol feminino do país, todo apoio necessário para que a nossa camisa 10 seja uma realidade nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020", comenta Neto Thomé.

Após alguns momentos na quadra de esportes Juca Siqueira, na rua Francisco Barroncas, centro de Autazes, a camisa 10 da Seleição Brasileira, considera, segundo o site do Globo Esporte, como a sucessora de Marta, esteve no campo de terra batida, no bairro de São Francisco, onde tudo começou.

"Micaeely é sem dúvida um fenômeno do futebol feminino. E foi com muita humildade e competência que, em 2011, ainda com 12 anos,foi descoberta em Manaus numa seletiva de mais de 400 meninas – todas habilidosas e de elevado padrão técnico", comenta Andreson Cavalcante.

O ‘Projeto Tóquio’ foi lançado oficialmente em janeiro deste ano com a visita dos 10 atletas selecionados aos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro.