Com 86 inscritos, o primeiro módulo do minicurso Noções Básicas de Produção de Mudas, promovido pela Prefeitura de Manaus, foi encerrado na manhã de quinta-feira, 14/3, com uma aula prática realizada no Viveiro Municipal, gerido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Primeiro oferecido dentro da grade 2019, o mesmo minicurso será realizado também nos próximos dias 20 e 21/3, no Parque Municipal Nascentes do Mindu, na Cidade de Deus. A partir deste ano, as aulas teóricas e práticas acontecerão sempre em duas edições mensais.

Para os participantes, a oportunidade foi de conhecer as técnicas de plantio e reprodução de mudas, a partir dos ensinamentos teóricos e práticos. A aula desta quinta-feira foi uma experiência valiosa para o aposentado Francisco Bezerra, 69. Segundo ele, que tomou conhecimento da iniciativa por meio da filha, que já participou de edições anteriores, o minicurso possibilita um aprendizado técnico que facilita a vida de quem quer produzir e plantar. “A partir de agora, vou participar de todos os minicursos oferecidos pela Prefeitura de Manaus, que está ensinando a fazer e não dando o pão, o que é muito importante”, afirmou o aposentado, que reside na Cidade Nova.

Moradora do Novo Aleixo, Rosilene Vieira Rodrigues participa do minicurso pela segunda vez. Ela conta que aplica em casa todos os conhecimentos adquiridos nas aulas gratuitas oferecidas pela Prefeitura de Manaus. “Por enquanto, planto em casa, mas a minha intenção é ampliar meus conhecimentos e quem saber um dia montar meu próprio viveiro”, afirmou ela.

O segundo minicurso de 2019 acontecerá no mês de abril e terá como tema as noções básicas de compostagem. As inscrições estarão abertas a partir do dia 25/3, pelo telefone 3236-7330.  As aulas práticas e teóricas acontecerão em datas e locais a serem confirmados.

Em 2018, foram realizadas nove edições de minicursos, com 800 alunos inscritos. O objetivo da Semmas, ao oferecer duas edições mensais do minicurso, é estender a possibilidade de participação para quem reside em outras áreas da cidade. As aulas serão ministradas pelos engenheiros agrônomos Sérgio Pacheco e Conceição Vargas. Entre as técnicas que serão repassadas estão noções básicas de adubação e controle de pragas, preparação do substrato e seleção de sementes.

Outro objetivo dos minicursos é permitir o acesso das pessoas às informações pertinentes às diretrizes que regem a arborização urbana de Manaus e práticas ambientalmente corretas em seu dia-a-dia. Entre outros temas, serão oferecidos minicursos ao longo deste ano sobre jardinagem e paisagismo, horta urbana, cultivo de cactos e suculentas, arranjos com flores tropicais, dentre outros.