Devido à grande demanda de inscrições, o minicurso Noções Básicas de Cultivo de Cactos e Suculentas em Terrários – oferecido pela Prefeitura de Manaus dentro da programação de outubro – será repetido no próximo mês de novembro, com um total de 100 vagas disponíveis. Os interessados podem ligar para o Departamento de Arborização e Paisagismo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a partir do dia 5/11, e se inscrever pelo 3236-7330. A previsão é de que as aulas aconteçam nos dias 22 e 23/11, no auditório do Parque Municipal do Mindu, no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

De acordo com a coordenadora dos minicursos, Rita de Cássia, a participação dos alunos durante os dois dias de aulas, nesta quinta e sexta-feira, 26/10, foi intensa por conta do grande interesse gerado em torno do tema. “No primeiro dia, foram repassadas as técnicas de cultivo de cactos e no segundo dia, as suculentas. A instrutora pediu que cada aluno trouxesse de casa uma xícara trincada ou um copo de vidro de extrato de tomate para que pudesse confeccionar o próprio terrário”, explicou Rita de Cássia.

Para confecção do terrário, são utilizadas terra preta, pedras e peças em miniatura decorativas, com temas variados, esterco de galinha, carvão usado e feltro. A artesã Maria Antônia da Silva Araújo, que ministrou o minicurso, ressaltou a função terapêutica do trabalho com terrários. “Os arranjos nos estimulam, lidar com os terrários é uma terapia ocupacional que me ajudou muito e hoje é uma fonte de renda para a minha família”, explicou ela, lembrando que os preços de terrários podem variar entre R$ 10,00 e R$ 100,00.