Ministro da Pesca reuni-se com pescadores do Amazonas - Fato Amazônico

Ministro da Pesca reuni-se com pescadores do Amazonas

Ouvir as reivindicações dos pescadores amazonenses e levar algumas boas notícias a eles foram os principais motivos que levaram o senador Eduardo Braga (PMDB/AM) a promover uma reunião entre o ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, e os pescadores de diversos municípios do Amazonas.

“Em conversa com nosso líder Eduardo Braga vimos a necessidade de nos reunirmos como estamos reunidos hoje. Vimos não só a necessidade disso como a importância dessa reunião. Estou aqui para o governo federal se aproximar mais do pescador e conhecer as necessidades e as demandas desse setor. Quero mais ouvir do que falar”, disse o ministro na abertura do encontro.

Entre as principais reivindicações dos pescadores amazonenses estão a emissão de carteiras para o recebimento do seguro-defeso, um maior suporte à Superintendência Regional da Pesca, a construção de fábricas de gelo e a revisão das áreas de reserva que, segundo os pescadores, estão os deixando sem lugar para pescar.

Após ouvir as reivindicações, o ministro Eduardo Lopes deu as boas notícias aos pescadores: nas cidades onde há problemas de cheias nos rios, será prorrogado por 30 dias o seguro-defeso e o governo federal vai estudar a concessão de subvenção para combustível a esses trabalhadores. O ministro assinou ainda um protocolo de intenções com o Banco do Brasil, dentro do Plano Nacional de Habitação Rural para a construção de casa própria para os profissionais da pesca.