O ministro da Educação Rossieli Soares foi homenageado, na terça-feira (22), com a Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcellos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A honraria é concedida àqueles que são destaque em suas atividades durante o ano de 2018. Mais 36 personalidades da área de educação foram homenageadas no Parlamento. 

O ministro foi indicado pelo deputado estadual Josué Neto (PSD) para receber a homenagem, mas não pôde comparecer ao evento, realizado no Plenário Ruy Araújo. Ele informou, através de sua assessoria, que não pôde comparecer porque estava cumprindo agenda no Rio Grande do Sul e só estará em Manaus na sexta-feira, dia 26.

Josué Neto informou que a comenda será entregue em outra oportunidade, no plenário do Parlamento Estadual. “O ministro não pôde vir, mas faremos a entrega em momento oportuno no Plenário da Assembleia porque ele é um profissional que merece essa homenagem pelas importantes contribuições que fez aqui no Amazonas, e também porque hoje ocupa o posto mais importante da educação brasileira”, afirmou Josué Neto.

Segundo Josué Neto, a Medalha é uma forma de reconhecer o que o ministro fez e continua fazendo pelo Amazonas. “Hoje sabemos que tem alguém do governo federal olhando de frente para as necessidades da área de educação do nosso Amazonas”, afirmou.

A medalha Professora Ignês de Vasconcellos é concedida a profissionais da área de Educação que se destacarem por seu trabalho e contribuição na educação pública e privada do Amazonas.

Rossieli foi secretário de Educação no Amazonas, empossado no cargo de ministro em abril deste ano. Também exerceu o cargo de secretário de Educação Básica do MEC desde maio de 2016. Foi Presidente do Conselho Estadual de Educação e também vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed).