Levar atendimento às localidades que ainda não possuem cobertura total dos serviços de proteção básica de saúde. Essa é a missão do Programa Manaus Saúde Itinerante, coordenado pela Prefeitura de Manaus. Por meio de carretas, o programa disponibiliza à população serviços laboratoriais, odontológicos e de saúde da mulher nas zonas Norte e Leste, onde permanecerá até o final do mês de fevereiro.

Os módulos são formados por três carretas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), chamadas Unidades Móveis de Saúde que, até o dia 28 deste mês, estarão atendendo no Parque dos Buritis, próximo a Bola do João Paulo, na zona Norte, e na comunidade Santa Inês, no Jorge Teixeira, zona Leste.

No veículo especializado em atendimento Médico Laboratorial, semanalmente são realizados 120 exames preventivos e 175 laboratoriais, além de 80 consultas pediátricas e 80 com clínico-geral. Também estão disponíveis posto de vacinação e farmácia popular.

Odontológica

A saúde bucal é trabalhada na Unidade Odontológica, que ofereceserviços de restauração, extração, profilaxia (limpeza) e aplicação tópica de flúor.Todos os atendimentos são previamente agendados e, caso os pacientes necessitem de procedimentos mais específicos, são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

A dentista Liomar Vieira, explica que ao ser consultado, o paciente inicialmente é orientado sobre como fazer a higiene bucal de forma correta, além do exame clínico. “Algumas vezes encontramos casos que necessitam de cuidados e procedimentos mais complicados que não podemos fazer na carreta, por isso encaminhamos ao CEO, onde o paciente poderá ser atendido com mais recursos”.

O funcionário público Leonino de Carvalho acompanhava a filha no atendimento odontológico e destacou o quanto é importante para a sua família o Programa Manaus Saúde Itinerante.

“Minha esposa fez seus exames na semana passada e aproveitamos para marcar a consulta odontológica da minha filha para a próxima sexta-feira, mas me ligaram e anteciparam o atendimento para hoje. Tudo muito organizado”, disse Leonino.

Saúde da Mulher

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher oferece semanalmente, inclusive aos sábados, 220 mamografias e 250 ultrassons de oito especialidades, sendo a de abdômen total, abdômen superior, vias urinárias, pélvica, transvaginal, obstétrica, tireoide e de mama.

Segundo as usuárias, o atendimento se destaca pelo curto tempo de espera e na agilidade da entrega dos exames.

Moradora do Monte das Oliveiras, na zona Norte, Soraya de Oliveira, foi até o Parque dos Buritis para realizar seu terceiro atendimento na carreta da mulher. “Antes era complicado, eu tinha que madrugar em busca de ficha para ser consultada e muitas vezes não conseguia. Venho aqui porque não precisa marcar. É só chegar com encaminhamento e fazer o exame de forma rápida”, enfatizou a usuária.

Encaminhamentos

O coordenador-geral do programa, Willian Terra, esclarece que para fazer os exames, as mulheres de até 39 anos devem possuir o encaminhamento médico. Mulheres com idade entre 40 e 49 anos devem ter o encaminhamento médico ou do enfermeiro responsável. Já mulheres com idade a partir de 50 anos precisam apenas trazer o documento de identidade e o CPF.

“Estaremos na zona Leste e zona Norte com os módulos completos até 28 de fevereiro, mas temos outras carretas em outras áreas da cidade para atender a população”, disse o coordenador ao lembrar que basta acessar o sitesemsa.manaus.am.gov.brpara saber onde estão ocorrendo os atendimentos.