Moradores do entorno da Arena da Amazônia serão cadastrados a partir deste sábado - Fato Amazônico

Moradores do entorno da Arena da Amazônia serão cadastrados a partir deste sábado

Para garantir a acessibilidade dos moradores do entorno da Arena da Amazônia nos dias de jogos da Copa do Mundo em Manaus, o Governo do Amazonas irá realizar o cadastramento das pessoas e veículos que moram e trabalham nas ruas que serão interditadas para os jogos. O cadastramento será feito com auxílio do Corpo de Bombeiros.

O cadastramento começa neste sábado (17/05), às 9h, e a previsão é que demore cerca de uma semana, quando todas as aproximadamente 1,6 mil residências e comércios da área de restrição veicular sejam identificados. “Após o recenseamento os moradores irão receber credenciais veiculares e pessoais para que não sejam prejudicados durante a realização dos jogos nos dias 14, 18, 22 e 25 de junho”, afirmou o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA), Miguel Capobiango Neto.

Aproximadamente 50 recenseadores atuarão no cadastramento dos moradores, que deverão informar o nome e idade das pessoas que moram na residência e os dados dos veículos de propriedade da família (modelo, cor e placa). Ainda não há data definida para a entrega das credenciais, mas a previsão é que elas sejam entregues nas próprias residências dos moradores.

Ao todo, moradores de 42 ruas deverão ser cadastrados, pois estas vias não possuem acessos alternativos durante o período de bloqueio para os jogos (seis horas antes e duas horas depois), mas o cadastramento permite que o morador não seja prejudicado no retorno ou saída de sua residência. Ruas com saídas alternativas não necessitam que os moradores sejam cadastrados. Condomínios terão um processo diferenciado de cadastramento que será feito em parceria com as administrações dos edifícios.

O comandante do Copo de Bombeiros, coronel Roberto Rocha, ressaltou que o trabalho será feito por equipes experientes e com um cuidado específico para a população do entorno da Arena da Amazônia. “Vamos trabalhar in loco e no final de semana, que é justamente o período em que as pessoas estão em casa. Com isso, vamos minimizar um impacto que um grande evento vai causar a essas pessoas que vivem aqui ao redor da arena. Fazemos questão de entrar na casa das pessoas, conversar, e estabelecer a quantidade correta”, explicou.

Quadro horário de interdição das ruas em dias de jogos na

Arena da Amazônia

DATA

JOGO

HORA DO JOGO

FECHAMENTO DAS RUAS

INÍCIO

TÉRMINO

14/06/2014

Inglaterra X Itália

18:00

12:00

22:00

18/06/2014

Camarões X Croácia

18:00

12:00

22:00

22/06/2014

EUA X Potugal

18:00

12:00

22:00

25/06/2014

Honduras X Suíça

16:00

10:00

20:00