O Shopping Manaus ViaNorte recebe nesta segunda-feira (5) a exposição “FAS JuventudeS”, uma mostra fotográfica com imagens produzidas por diferentes profissionais durante experiências de jovens ribeirinhos amazonenses, de 12 a 28 anos, que fazem parte dos projetos desenvolvidos pela Fundação Amazonas Sustentável (FAZ) nas áreas de educação, esporte, meio ambiente, arte e cidadania. O evento é gratuito e faz parte da programação comemorativa de 10 anos da FAS.

Os trabalhos ficarão em exposição até o dia 18 próximo, no segundo piso do centro de compras, nos horários das 10h 22h, de segunda a sábado, e das 12h às 22h, nos domingos e feriados. As fotografias reproduzem o cotidiano de adolescentes e jovens moradores de comunidades ribeirinhas do interior do Amazonas que participam de projetos da Fundação.

“Essa juventude tem muito a dizer e fazer. Por serem fortes, resistem. Por serem inquietos, se adaptam. Nessa exposição é mostrado o que é ser jovem no meio da floresta e representa essa juventude que é múltipla, diversa e plural”, explica o gerente do Programa de Educação, Saúde e Cidadania da FAZ, Anderson Mattos.

A exposição tem, ainda, mapas das comunidades ribeirinhas onde vivem os personagens da mostra e lupas para visualizar as fotos mais de perto, com nitidez e detalhes, provocando a interatividade e ampliação do olhar. Os visitantes também poderão observar móbiles com representação de elementos da floresta como pássaros e flores, produzidos a partir de materiais reutilizáveis e alguns elementos naturais como folhas e pequenos galhos secos.

7º Intercâmbio de Saberes

Durante o período da exposição será realizado, de segunda a sexta (5 a 9), o 7º Intercâmbio de Saberes, um projeto do Programa de Saúde e Cidadania da FAS que busca promover a mobilização e o empoderamento de jovens ribeirinhos estudantes das escolas dos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs) em Unidades de Conservação (UC) onde a FAS atua.

No intercâmbio, 50 alunos das escolas ribeirinhas, vinculadas à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), participam de rodas de conversa, oficinas, debates e trocas de experiências nas temáticas como meio ambiente, educação, violência sexual, saúde, identidade, políticas públicas e protagonismo juvenil.

“É uma iniciativa voltada ao fortalecimento desse protagonismo juvenil, à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações

Ainda como parte da programação do 7º Intercâmbio está prevista também uma visita dos adolescentes à exposição FAS JuventudeS nesta terça-feira (6), onde os jovens poderão se reconhecer nas fotografias da mostra e se verem como protagonistas do processo. Também haverá uma atividade de interação entre eles, onde os jovens ribeirinhos poderão escrever os nomes deles no mapa do Estado do Amazonas.

Serviço

O que: exposição FAS JuventudeS

Quando: 5 a 18 de novembro

Onde: Shopping Manaus ViaNorte – Avenida Arquiteto José Henriques, 3.760, Nova Cidade, Zona Norte.

Quanto: Gratuito