Mostra de Cultura Popular integra programação do Verão na Praça deste domingo - Fato Amazônico

Mostra de Cultura Popular integra programação do Verão na Praça deste domingo

A cada domingo, até o mês de outubro, é dia de Verão na Praça, que acontece no Parque Rio Negro e no Largo de São Sebastião. Mas neste domingo (20), a programação é diferenciada, porque o Largo vai receber, dentro das atividades do projeto, a sexta edição da Mostra de Cultura Popular. As atividades são abertas ao público e acontecem a partir das 17h, no Largo, e a partir das 17h30, no Parque Rio Negro, com realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

Realizada desde 2010, a Mostra de Cultura Popular acontecerá na Lira do Teatro Amazonas, trazendo entre seus participantes a Cia. Ateliê 23, o grupo Maracatu Baque Mulher, o samba de roda Vozes do Cativeiro, o rapper Jander Manauara e o Gambá de Maués com o grupo Pingo de Luz, como antecipa Cristian Pio Ávila, coordenador do evento e também gerente de Patrimônio Imaterial da Secretaria de Cultura.

“O intuito desse evento é divulgar, valorizar e estimular as expressões de culturas tradicionais no Amazonas. Em seis anos de atividades, já trouxemos muito dessas diversidades culturais, como o gambá, os bois de terreiro, o tambor de crioula, entre outros”, declara ele.

Além da Mostra, a partir das 18h, o Largo também recebe, na área da banca de revista, o violonista Cleber Faba; e ás 19h, o Palhaço Lero-Lero, que apronta das suas até as 20h30. Em frente à Casa das Artes, acontece a já tradicional Estação da Leitura do projeto Mania de Ler, com a Biblioteca Volante e o Banco do Livro, sempre a partir das 17h30. E, na extensão da rua José Clemente, a Cia. Fazendo Arte apresenta o teatro de bonecos com o conto João e o Pé de Feijão, além das brincadeiras infantis para a garotada.

E no Teatro Amazonas, a partir das 19h, Márcia Siqueira e Lucilene Castro interpretam toadas clássicas dos bois Garantido e Caprichoso no show Desafio das Cores. Os ingressos para o espetáculo, que traz toadas como Mãe Natureza, Festa do Povo Vermelho, Magia da Toada e Amazônia, Nas Cores do Brasil, já estão à venda na bilheteria da casa.

Parque Rio Negro

E nas margens do Rio Negro, a programação fica poor conta do sanfoneiro Dom Lean e do dueto de comédias Anjinho e Ricochete, na área dos gazebos, a partir das 17h30. Na Praça dos Ventos, no mesmo horário, o grupo de mímicos Os Sombras e o palhaço Spagueti, às 19h, divertem o público do local. E para quem quiser ler um bom livro, a Estação da Leitura do programa Mania de Ler, com a Biblioteca Volante e o Banco do Livro, é o lugar certo.

Na Praça das Águas, além das tradicionais brincadeiras infantis, a Tapa Produções coordena uma série de atividades lúdicas para toda a família. O artista plástico Marcelo Ramos, juntamente com os alunos do Liceu Claudio Santoro, mostram toda a sua arte na área dos mirantes do parque, a partir das 17h30. E na Praça do Sol, o sanfoneiro Joãozinho do Acordeon, às 18h, e o Grupo de Percussão do Liceu Claudio Santoro, às 19h, expressam a sua arte em forma de música.