Mototaxistas terão uniformes padronizados de acordo com SMTU - Fato Amazônico

Mototaxistas terão uniformes padronizados de acordo com SMTU

Após reunião realizada com as principais lideranças dos mototaxistas, na última terça-feira, 29, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) divulgou que a padronização das motos e uniformes dos profissionais licenciados seguirá o projeto básico publicado no edital de licitação, lançado em dezembro do ano passado.

“Na próxima semana será entregue às lideranças o documento com as orientações de cadastro e assinatura de contrato para os permissionários. Uma vez que não houve acordo, entre as partes, quanto à cor a ser adotada, decidimos que a padronização das motos, coletes e capacetes serão conforme o projeto básico publicado no edital”, frisou o superintendente da SMTU, Pedro Carvalho.

Ainda segundo Pedro Carvalho, até o final do primeiro semestre deste ano, a população que utiliza esse tipo de transporte já poderá, facilmente, identificar os mototaxistas habilitados para a condução de passageiros. Conforme o edital de licitação, que se encerrou no último dia 24 de abril, 1.676 profissionais foram selecionados nessa primeira etapa.

“A padronização demarca uma organização da categoria e, ao mesmo tempo em que oferece mais segurança aos usuários, facilita nossa fiscalização”, destacou. “Outras medidas de segurança também serão adotadas, como a instalação de taxímetros e equipamentos para o controle da velocidade”, completou o superintendente da SMTU.

Com a padronização, os mototaxistas deverão trabalhar em veículos com a pintura automotiva do tanque de combustível na cor verde Antártida e carenagens laterais na cor laranja boreal, constando a palavra mototáxi e o respectivo número da permissão, licença de tráfego, selo de vistoria, bem como a logomarca do Serviço de Atendimento à Comunidade SAC/SMTU (118).

Os capacetes, do condutor e passageiro, também deverão ser na cor laranja boreal, com a palavra mototáxi pintada na parte de trás. A presença da tarja refletiva e do número da permissão, em conformidade com padrão do projeto básico, também são itens obrigatórios.

Já os coletes deverão conter alça de segurança para passageiro, na cor laranja boreal, constatando ainda a palavra mototáxi e tarja refletiva, na cor amarelo ouro, e número da permissão.

Mais especificações

MOTOCICLETA

A palavra “MOTOTÁXI” deverá ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 18 centímetros por 3,5 centímetros.

CAPACETE

O número da licença pintado na lateral deve ter o tamanho de 12 centímetros por 6 centímetros. Já a palavra “MOTOTÁXI”, escrita na parte posterior, deverá ter a medida de 18 por 6 centímetros.

COLETE

A palavra “MOTOTÁXI” ficará posicionada no recorte do pescoço, escrita separadamente, na proporção de 10,5 centímetros por 3,5 centímetros. Já nas costas do colete são obrigatórios o selo de vistoria e a numeração da licença, dada pela Prefeitura de Manaus.