Mudancas no plano de salários e carreiras dos profissionais da Educação são discutidas na Câmara nesta quarta - Fato Amazônico

Mudancas no plano de salários e carreiras dos profissionais da Educação são discutidas na Câmara nesta quarta

As propostas de mudanças no Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS), para os mais de 12 mil profissionais da educação, serão discutidas em audiência pública, nesta quarta-feira (26), às 14h, no Plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A audiência faz parte das atividades da Comissão de Educação (Comed/cmm), presidida pela vereadora professora Therezinha Ruiz (DEM).

De acordo com a parlamentar, a audiência vai dar continuidade à discussão de reformulação do PCCS. "Na reunião anterior em outubro, a comissão de revisão apresentou mais de 21 propostas aos membros da Comed, mas é necessário que os educadores participem da audiência e tragam suas observações para que tenhamos um Plano mais compreensível e que valorize mais a categoria", ressalta Therezinha.

O plano foi criado pela Lei 1.126/2007, tendo passado por duas alterações. A primeira em janeiro de 2010, que apenas modificou o artigo 62, que trata das disposições dos professores. A segunda, de maior abrangência, estabeleceu o pagamento integral da carga dobrada e reajuste de 10%, além de definir os critérios de reenquadramento, mas que não corresponderam à expectativa dos profissionais da educação.

A parlamentar informou ainda que além doPCCS, está em estudo à proposta de cumprimento da Lei que obriga à destinação de 33% das 20 horas de trabalho do professor para o preparo e planejamento das aulas, a chamada Hora de Trabalho Pedagógica (HTP). “Como presidente da COMED, participamos de reuniões semanais com o secretário Pauderney Avelino a fim de encaminhar as reivindicações apresentadas pela categoria”, disse.